A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou convênio com o Exército para participar da semana de mobilização contra a Dengue. A partir da próxima segunda-feira (23), mais de 40 homens do 16º Batalhão de Infantaria estarão nas ruas de Natal, percorrendo terrenos baldios, para inspecionar e eliminar os criadouros em potencial para a proliferação do Aedes aegypti.

“A prefeita Micarla de Sousa solicitou o apoio das Forças Armadas e o Exército fará parte desse mutirão colaborando com a população”, garantiu o Cel Silvio Pereira.
Antes do trabalho, os militares passarão por um treinamento realizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, que será realizado na próxima sexta-feira (20), no auditório do 16º Batalhão, das 9h às 11 horas. Participarão 30 Cabos e Soldados, 06 Sargentos,02 Oficiais tenentes e 01 Coronel para o comando da Operação.

“A participação do Exército nessa semana de mobilização contra a Dengue representa um reforço no trabalho de combate ao mosquito transmissor da Dengue em Natal. Os militares nos ajudarão inspecionando imóveis dos bairros de Ponta Negra, Capim Macio, Areia Preta, Praia do Meio, Alecrim, Lagoa Seca, Tirol, Nova Descoberta, Igapó, Potengi, Lagoa Nova, Bom Pastor, Dix-Sept Rosado, Cidade da Esperança e Cidade Nova”, adianta o secretário de saúde, Levi Jales.

A ação é mais uma estratégia de ação que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está dinamizando para controlar a Dengue na capital. Um trabalho que será permanente, mas que durante esta semana de mobilização terá diversas ações integradas e intensificadas entre as secretarias e as prefeituras, envolvendo escolas, repartições públicas, unidades de saúde, instituições não-governamentais e voluntários para mutirões de limpeza, visitas dos agentes de endemias, palestras educativas, caminhadas, panfletagem, apresentações teatrais, oficinas temáticas e debates sobre o tema.

A SMS pede a colaboração e a atenção da população para se prevenir contra a proliferação do mosquito da dengue, evitando qualquer acúmulo de água parada em sua casa, ou ao seu redor, ligando para o Disque Denúncias: 0800 281 4031. O Centro de Zoonoses de Natal também faz a coleta periodicamente de pneus em borracharias, sucatas e atende a solicitação de recolhimento pelo telefone: 3232-8238.