O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Natal, recebeu oficialmente na tarde desta segunda-feia (24), oito novas ambulâncias. A solenidade de entrega ocorreu na sede do órgão, em Lagoa Nova e é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Natal e o Ministério da Saúde.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, fez a entrega dos veículos de atendimento médico móvel e destacou a importância do Samu junto à sociedade potiguar. “A vinda destas ambulâncias faz parte de uma luta que durou um ano. Começou quando estive no Ministério da Saúde, em Brasília, tratando da vinda das UPAs. Na oportunidade também sobre as ambulâncias do Samu que precisavam de renovação em sua frota. Agora fomos atendidos”, lembrou a prefeita Micarla de Sousa.

O secretário municipal de Saúde (SMS), Thiago Trindade, ressaltou que cada vez mais o Samu/ Natal se torna uma referência, não só na capital do RN, mas para todo Brasil. “Prova disso é que o Samu local foi convidado a realizar no próximo mês de novembro, em Brasília, uma palestra dentro do III Congresso Nacional da Rede Samu 192, onde abordará a experiência bem sucedida entre este serviço e as UPAs”, informou o titular da SMS.

A coordenadora de Enfermagem do Samu/Natal, Wilma Dantas, informou que as oito novas ambulâncias adquiridas serão utilizadas da seguinte forma: quatro delas para atenção básica, que se utilizam dos serviços de um socorrista e técnico de enfermagem e quatro avançadas, equipadas com UTI móvel.

“Com estes novos veículos estamos equipados com tecnologia de ponta, sem deixar a desejar a qualquer serviço médico de saúde, seja público ou privado, de qualquer lugar do país”, ressaltou Wilma Dantas.

Equipamentos

Todas as unidades médicas móveis vieram equipadas com os mais modernos aparelhos para o socorro pré hospitalar utilizado no Brasil, como por exemplo, um compressor de ar, que pode ser usado em casos que necessitem de aspirações.

“Também contamos com desfibriladores automáticos externos (Dea) usados para a reanimação cardíaca, oxímetros de pulso, que verificam os sinas vitais do paciente, balão de oxigênio, respiradores”, informou Wilma Dantas.

Com a chegada das novas ambulâncias, as demais unidades serão revisadas e parte delas deixadas em reservas, caso tenha necessidade de substituição e outras serão cedidas a unidades de saúde da capital potiguar. O Samu Natal conta agora com 20 ambulâncias para realizar seu trabalho.