A prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), formalizou na manhã desta terça-feira (27) a cooperação técnica com o Hospital Infantil Varela Santiago para a execução do projeto Classes Hospitalares. A assinatura do termo, ocorrida no auditório do hospital, foi feita pela prefeita Micarla de Sousa, pelo secretário municipal de Educação, Edivan Martins e pela diretora técnica do Varela Santiago, Agda Trindade.

O projeto Classes Hospitalares desenvolvido pelo hospital e que há cerca de dois meses já conta com o apoio da Prefeitura, consiste em oferecer aulas para cerca de 200 crianças durante o período de tratamento no hospital. Através do convênio a Prefeitura do Natal disponibilizou três educadores, material escolar e fardamento especial para as crianças.

“O que nós pudermos fazer para que essas crianças possam ter uma melhor qualidade de vida dentro do hospital, neste caso, garantindo o direito a educação, iremos fazer. No momento que ajudamos a execução do projeto Classes Hospitalares estamos contribuindo para que elas tenham mais esperança de sair daqui para retomarem suas vidas”, disse a prefeita Micarla de Sousa.

O secretário Edivan Martins disse que através do projeto desenvolvido no Hospital Varela Santiago há a possibilidade de levá-lo para outras unidades de saúde. “fazer parte desse projeto é abraçar o texto constitucional do direito a educação mesmo para essas crianças que estão em hospitais. Por isso, além do Varela estamos planejando implantar o projeto também no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes na zona Norte”, informou titular da SME.

“É uma vitória para nós da direção ver esse projeto garantido a valorização da educação para que as nossas crianças possam dar continuidade aos estudos da escola aqui dentro. Isso sem dúvida vai contribuir para a evolução do tratamento delas”, agradeceu a diretora técnica, Agda Trindade.

Também esteve presente na solenidade a representante do Unicef para a região Nordeste, Tati Andrade. “Estou muito feliz de estar testemunhando esse convênio, essa parceira que garante um dos direitos fundamentais que é a educação. Eu sou pediatra, trabalhei em hospitais e sei da necessidade que as crianças tem de continuar estudando para se sentirem mais vivas. Então é importante que a Prefeitura do natal esteja apoiando um projeto como esse. E acredito que dessa forma Natal tem tudo para conquistar o Selo Unicef”, declarou Tati Andrade.

Após a assinatura do convênio, a prefeita Micarla de Sousa foi conhecer de perto o projeto, tendo a oportunidade conversar com as crianças atendidas e com as educadoras do projeto.