A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), através do Centro Municipal de Artes Integradas (CMAI), apresenta na próxima sexta-feira (29), a décima edição do projeto “Sexta das Artes”. A movimentação terá início às 9h e seguirá até às 21h, na sede do CMAI, localizada no Espaço Cultural Francisco das Chagas Bezerra de Araújo (Rua João Medeiros Filho no Conjunto Panatis - Antiga Área de Lazer).

Entre as atrações estão: a exposição “Fé”, do fotógrafo Anchieta Xavier e a exposição “Jardim das Delícias”, do artista plástico Guaraci Gabriel. A sessão musical ficará à cargo da Orquestra de Violões do CMAI, do improviso com o pianista Humberto Luiz, o percussionista Jorge Negão, do grupo Tom Maior, da cantora Vanessa Fernandes e da violonista Bárbara Mattiuci. Ainda se apresentarão a Cia. de Ballet do Editam, a bailarina-atriz Vanessa de Oliveira e a Escola de Ballet Municipal Professor Roosevelt Pimenta. Para quem se arrisca, oficinas de desenho animado com Lula Borges e com o pintor Emanoel Cândido.

O projeto, que acontece sempre na última sexta feira do mês, tem a proposta de incentivar a produção artística, promover a convivência entre alunos e professores, além de provocar a troca de experiência entre artistas da cidade para com a comunidade.

Projeto

Sob a direção de Leandro Roca, o Centro Municipal de Artes Integradas - CMAI é um projeto-escola da prefeitura do Natal, através da Funcarte, criado em agosto de 2005, que oferece gratuitamente cursos básicos em artes. São 12 cursos oferecidos, com duração de um ano cada, divididos em módulos semestrais, com carga horária de 128 horas para os cursos de danças populares e música (instrumento ou canto e linguagem e estruturação musical), e 256 horas para o curso de artes visuais que contempla diferentes abordagens em pintura, desenho e modelagem.

Atualmente o projeto atende mais de 400 alunos, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. As inscrições para os cursos são oferecidas duas vezes ao ano, em fevereiro e em julho. Além dos cursos oferecidos há grupos artísticos abertos à comunidade como o Núcleo de Chorinho, a Orquestra de Violões, o grupo Flauta e Poesia, o Coro Soarte, o Núcleo de MPB e grupos de estudos avançados em desenho, criação de painéis e pintura.