O Diretor Presidente da Agencia Reguladora de Serviços de  Saneamento  Básico de Natal (ARSBAN), professor Elias Nunes, neste ato representando a Prefeita  Micarla de Sousa e o engenheiro Sergio Pinheiro, Diretor Presidente da  Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, participaram da  solenidade de entrega de equipamentos eletrônicos que dará início ao processo de automação dos sistemas de abastecimento da Zona Norte de  Natal.

O primeiro lote de equipamentos para automação de poços e da Estação de  Tratamento de Água (ETA) de Extremoz foram entregues nesta sexta-feira  (15)
pela Prefeitura de Natal à CAERN.

A doação foi uma contrapartida exigida pela Caixa Econômica Federal  ao Município de Natal para liberação dos recursos para as obras de  esgotamento sanitário do bairro de Nossa Senhora da Apresentação. Haverá  ainda a entrega de um segundo lote de equipamentos em data a ser definida.

Os equipamentos entregues à CAERN foram dez microcomputadores, dois  notebooks, treze nobreaks, oito impressoras, quatro telefones, quatro  rádios  portáteis, um software AutoCAD, dois GPS, duas câmeras digitais, três mil  hidrômetros e AutoCAD específico para atualização das redes de água e esgotos. "Este evento é uma comprovação de que Caern e Prefeitura podem e devem caminhar juntas, afinal o objetivo é o mesmo, que é atender à  população com qualidade", destacou o diretor presidente da CAERN  engenheiro  Sérgio Pinheiro. Na solenidade de entrega ocorrida na sede da Companhia na  Zona Norte.

Durante a entrega, o  professor Elias Nunes,  disse que a CAERN tem avançado significativamente na prestação do serviço  ao  consumidor e que os novos equipamentos vão ajudar a melhorar ainda mais o  relacionamento com os clientes da Companhia. "Trabalhamos em regime de  parceria e mediação onde o usuário é o primeiro a ser beneficiado",  comentou  o representante da Agência Reguladora.

A principal vantagem da automação da ETA de Extremoz e dos poços  que abastecem a Zona Norte é a redução dos índices de perdas de água. É que com  o sistema autotomatizado, é possível identificar mais rapidamente a origem  de vazamentos e permitir um maior controle operacional, evitando que haja  desperdício. Uma das ações para combater o desperdício é a instalação de  hidrômetros. Somente este ano, a CAERN está instalando 25 mil medidores em  diversos bairros de Natal.

O projeto de automação prevê ações de macro e micromedição, pitometria, planejamento, levantamento e distribuição de cadastro, gestão  comercial e controle rigoroso de perdas de água. Além dos poços e da ETA de Extremoz, será automatizada a Estação Elevatória de Água e os reservatórios que abastecem a Zona Norte. "A automação permite à CAERN um rigoroso controle operacional, de modo que os problemas sejam identificados e resolvidos antes que provoquem transtornos à população", explica o gerente de Operações da CAERN, engenheiro Isaías Costa Filho.