Os Telecentros Comunitários da Ribeira e Cidade Nova, ligados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, estão com inscrições abertas para o curso de iniciação à computação “ABC da Informática”. “Temos um total de 60 vagas disponíveis, sendo 40 na Ribeira e 20 em Cidade Nova”, afirma a Coordenadora Geral dos Telecentros, Jaqueline Ramalho Maia.

Os alunos terão dois meses de aulas gratuitas e irão aprender conteúdos relativos à Introdução à Informática, Sistema Operacional (Linux), Processador de Texto (Writer), Dispositivos de Armazenamento, Navegador de Internet (Mozilla). “O curso tem como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet. Cada aluno receberá material didático completo para complementar os estudos”, declara Jaqueline Ramalho Maia.

No Telecentro da Ribeira, as inscrições acontecem durante todo o dia de hoje (29), e as aulas terão início no dia 3 de novembro, se realizando nos turnos manhã e tarde. Já no Telecentro de Cidade Nova, o interessado pode se inscrever até 5 de novembro e as aulas já se iniciam no dia 8. No ato da inscrição é preciso apresentar a carteira de identidade. Para tirar dúvidas, o telefone da Coordenação Geral do Telecentro Comunitário é o 3232-9304.Os endereços dos Telecentros são:

- Telecentro Cidade Nova: Oscip - Gente Feliz – Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.

- Telecentro Ribeira: Funcarte - Telecentro da Biblioteca Municipal Professor Esmeraldo Siqueira. Avenida Câmara Cascudo, 434, Ribeira.

SAIBA MAIS SOBRE O ABC DA INFORMATICA

O curso de alfabetização digital, denominado “ABC da Informática”, é pioneiro no Brasil dentre os municípios beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital Telecentros Comunitários. As unidades dos Telecentros mantidas e executadas pela Prefeitura do Natal, através da Semtas, são as únicas do país que oferecem treinamento específico para os monitores e instrutores, material próprio, regulamento para os instrutores, estrutura física como conforme exigido pelo Governo Federal e certificação dos cursos.

Os Telecentros estão cada vez mais qualificando pessoas para o conhecimento da informática, o que contribui significativamente para exigente mercado de trabalho. “De abril a outubro, já formamos 895 alunos, e em breve formaremos mais 413 pessoas”, afirma Jaqueline Ramalho Maia.

Sobre os Telecentros Comunitários

Os Telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas e reduzir a exclusão social, criando oportunidades para cidadãos. Prioriza o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais.

“Já temos mais de 3.500 pessoas cadastradas somente de Fevereiro para cá. Atualmente, contabilizamos 35.907 acessos nos nossos computadores. Diariamente temos em torno de 400 acessos”, revela a Coordenadora Geral dos Telecentros. Ao todo são sete unidades de Telecentros pessoas nos bairros de Lagoa Seca, Neópolis, Cidade Nova, Guarapes, Panatis, Mãe Luiza e Ribeira (Funcarte).