Mais uma vez a capital do Rio Grande do Norte se prepara para celebrar o nascimento do menino Jesus num espetáculo que mistura elementos que vão do tradicional ao contemporâneo. O Auto de Natal 2010 encenará novamente o texto do cineasta potiguar Edson Soares, “Maria, José e o Menino Deus”, espetáculo ápice da programação do “Natal em Natal”, que vai de novembro de 2010 a janeiro de 2011.

Com base no proto-Evangelho de Tiago, o auto narra em uma hora de duração, o drama que antecede o nascimento do menino Jesus. De acordo com Edson Soares, o evangelho escolhido como texto base revela detalhes sobre a infância de Maria, bem como a origem de diversas tradições católicas, como a estrela de natal.

No palco, o espetáculo é narrado pela mãe da família potiguar que comemora o natal com árvore, panetone e seus diversos elementos. “O filho começa a fazer alguns questionamentos acerca do natal e seus costumes e o Auto se desenvolve a partir do paralelo entre a família potiguar e a tradicional formada pelos pais de Maria, até que ela forme a sua com José, culminando com o nascimento de Jesus. Ou seja, a família é o tema central”, explicou Edson Soares.

O Auto de Natal 2010 terá as apresentações ampliadas no mês de dezembro. A produção envolverá 300 pessoas, entre atores, bailarinos e figurantes e equipe técnica. A grande novidade deste ano ficará por conta da participação de grupos folclóricos, rodas de capoeira e jovens assistidos por programas sociais da prefeitura. Visto em 2009 por um público de 45 mil pessoas, o espetáculo será dirigido e coreografado este ano por Diana Fontes. O compositor Danilo Guanais, especialista em compor para grandes espetáculos, já foi escalado para fazer a trilha sonora.

“É um espetáculo multimídia, que une teatro, música, dança e projeções de vídeo em gigantescos telões. Toda a estrutura para narrar os acontecimentos que antecederam o nascimento do menino Jesus, fazendo ainda uma critica ao consumismo do período natalino”, definiu Edson Soares.

A cada noite de realização do Auto de Natal 2010, shows com artistas locais e nacionais encerrarão as apresentações. A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) que coordena o evento já está criando expectativa sobre os artistas que virão à cidade.