Com o objetivo de traçar um perfil dos carroceiros que atuam no município, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana), iniciou nesta quarta-feira, (03), o cadastramento desses profissionais informais que circulam pelas ruas da capital. Até o meio dia desta quarta-feira, 50 deles haviam sido cadastradas.

Esta ação é uma parceria entre a Companhia e as secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur), de Trabalho e Assistência Social (Semtas), de Mobilidade Urbana (Semob), de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e Centro de Zoonoses de Natal.
A partir da coleta das informações será possível saber quantos animais são utilizados como força de trabalho na realização de catação, verificando a saúde dos mesmos. Além disso, com o cadastro e levantamento dos dados, em mãos, cada secretaria ficará responsável por uma área de atuação que abrange desde a fiscalização do trabalho do catador à inclusão destes no mercado de trabalho.
Trabalhando no ramo há 34 anos, Gilson Cipriano, fez questão de  comparecer, nas primeiras horas desta quarta-feira, ao Ponto Verde do Baldo, para preencher o formulário de cadastramento. “Parabenizo a Prefeitura de Natal por esta iniciativa e aguardo as providências que serão tomadas em relação à atividade que desenvolvo há mais de três décadas”, afirmou Cipriano.
Opinião compartilhada pelo colega Leornardo Almeida, também carroceiro.  “Depois que a Urbana instalou os Pontos Verdes, todo entulho, poda e metralha que retiro das residências trago para cá. Espero que esse cadastro beneficie ainda mais a nossa profissão”, disse.
 Apóiam esse projeto as Ongs Patamada e Alquimia, além da Universidade Potiguar (UnP) e o Rotary Natal Potiguar.

Cadastramento
O cadastramento dos carroceiros será realizado nos dias 03, 04, 05, 08, 09, 10, 11, 12 de novembro, das 8h às 12h, nos seguintes pontos distribuídos nas quatro regiões da cidade:
·         Zona Norte - Área de Lazer do Panatis e Ponto Verde do Parque dos Coqueiros.
·         Zona Sul - Associação dos moradores de Ponta Negra e Associação dos moradores de Morro Branco.
·         Zona Leste - Casa do Bem em Mãe Luiza e Ponto verde do Baldo
·         Zona Oeste - Associação dos Carroceiros de Natal – Quintas; e Bar da Neta, no Planalto.