O ProJovem Adolescente, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, realiza até esta quinta-feira (11) ações voltadas para a conquista do Selo Unicef, através da "ARTITUDE" - Semama de Arte do ProJovem Panatis. "Estamos intensificando as ações para a conquista do Selo UNICEF. Natal se candidatou ao Selo e, agora, temos até 2012 para atingirrmos as metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltadas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente", explica Josi Lucas, articuladora do Selo UNICEF de Natal e Secretária Adjunta da Semtas.

O objetivo do evento do ProJovem é trocar experiências de socialização desenvolvidas pelos próprios adolescentes. Eles estão envolvidos em Oficinas de Maquiagem Artística, Grupo Arte de Rua (Hip Hop), Oficina de Material Reciclável, Exposição de Artesanato, Dinâmicas, Rodas de Conversas, Oficina Ritmos Potiguares com o percussionista Jorge Negão, Pagone dos Meninos, Maculelê, Literatura de Cordel, Circo Grock com trapézio e acrobacias, Oficina de Capoeira, Grupo de Flauta e Poesia com Carlinhos Zens e Linessa, Grupo de Chorinho da UFRN e Grupo de Teatro Riso Grande do Norte.

"As atividades estão sendo realizadas a partir de competências comunicativas nas múltiplas linguagens, como teatro, revista, jornais, dança, música, capoeira, literatura, poesia, arte circense, entre outros", afirma a coordenadora geral do ProJovem Adolescente, Selma Estevam. As atividades tiveram início na segunda-feira e segue até quinta, das 8h às 11h, e das 14h às 17h, no Núcleo ProJovem Panatis, na Avenida Maranguape, 1221, Panatis II, Zona Norte de Natal.

Para a articuladora do Selo UNICEF, Josi Lucas, eventos como esse fortalecem os direitos e garantias das crianças e dos adolescentes, além de ser um passo significativo para a obtenção do Selo UNICEF. “A busca pelo SELO UNICEF é a oportunidade de avanço na vida de milhares de crianças e adolescentes. A população infanto-juvenil depende do trabalho e empenho das secretarias, sociedade civil, famílias, organizações sociais e também das crianças e dos adolescentes que são co-autores na construção dessa nova realidade", afirma Josi Lucas.