Os artesãos beneficiados pelo Mercado Municipal de Artesanato – Artesanat, ligado à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, já começaram a expor e comercializar seus produtos no Porto de Natal. O Projeto, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo, faz parte das atividades de incentivo da Semtas para que o artesão possa ter trabalho e renda através da venda bolsas, bijuterias, trabalhos em cerâmicas, trabalhos em madeiras, dentre outros.

“Estamos levando artesãos para o Porto de Natal em sistema de rodízio para que eles possam vender produtos para os turistas brasileiros e estrangeiros que chegam dos navios”, afirma Neto Leal, coordenador do Artesanat. Cerca de 50 artesãos serão beneficiados com as vendas no Porto da cidade e eles permanecerão comercializando até o final do mês de março de 2011.

A expectativa de venda é muito positiva pela quantidade de turistas que visitarão Natal nesta alta estação. “Têm navios que chegam com uma média de 1.500 a 2.000 turistas e isso favorece muito a comercialização. A nossa expectativa é que o faturamento ultrapasse 30 mil reais até março.” estima Neto Leal.

As vendas no Porto de Natal também são excelente oportunidade para os comerciantes que chegam de navios que queiram fazer encomendas direto com os artesãos para revenda, sendo assim, beneficiados pelo preço acessível dos produtos. “Produzimos peças exclusivas e diferenciadas feitas a mão, por um bom preço, e valorizando a técnica centenária e a cultura do artesão natalense”, declara o Coordenador do Artesanat.

Neste mês de novembro os dias que terão navios com turistas chegando à cidade serão nesta sexta-feira (12), na quarta-feira (17), segunda-feira(22) e sábado (27). O navio atraca sempre às 8h e deixa o Porto de Natal às 17h.