A recepção no corredor da odontologia é feita com muitos sorrisos. Os pacientes atendidos pela equipe de dentistas da AME não escondem a satisfação antes e depois de passar pela moderna sala de consultas.

“Nunca passou pela cabeça da gente poder contar com uma equipe de dentistas em nosso bairro. Conseguir uma consulta sempre foi muito difícil, ainda mais quando se quer qualidade. Esse sorriso é porque fui muito bem atendido e porque vou poder terminar meu tratamento todinho aqui”, declarou o mestre de obras João Fernando Silva, de 46 anos.

A assistência odontológica é um dos atendimentos mais procurados pela população nesta primeira semana de funcionamento da unidade de Nova Natal. A equipe de 12 dentistas e 4 auxiliares de saúde bucal, se reveza durante toda a semana, nos dois turnos, para atender a demanda infantil, de adultos e também de idosos que procuram a AME.

“São três dentistas pela manhã e outros três à tarde. Estamos com uma equipe muito boa, amparados por equipamentos novos, instrumentos esterilizados e materiais de consumo de excelente qualidade. Vamos atender a todos e garantir a saúde bucal de nossos pacientes”, diz a dentista Thais Helena Moura. Cada profissional atende 12 pacientes por turno. Isso significa que diariamente 72 pessoas passarão pela cadeira da sala de odontologia, de segunda a sábado.

Já no primeiro encontro, os pacientes são avaliados e saem com novoas consultas marcadas para que o tratamento seja iniciado. A equipe realiza tratamentos básicos como raspagem, restauração, extração de dentes e limpeza, além de contar com um escovódromo que será utilizado durante os programas de saúde bucal para ensinar as crianças a cuidar corretamente da escovação e da higiene bucal.

A marcação das consultas está sendo realizada nos dois períodos de atendimento do AME, que fica na rua Pastoril, s/n, bairro Lagoa Azul.

AME

Inaugurado no dia 01 de novembro, o AME Nova Natal é o primeiro Ambulatório Médico Especializado da capital. Funcionando como uma grande clínica de especialidades médicas, seu objetivo é oferecer suporte às unidades básicas de saúde da zona norte I e II e da UPA de Pajuçara. O atendimento é feito 100% pelo SUS, mediante agendamento.

Ao todo são 176 funcionários, entre médicos, enfermeiros e equipe técnica, 15 especialidades médicas,  além de serviços como terapia ocupacional, assistência social, curativos, imunização, nebulização, exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e preventivo. A unidade de Nova Natal também contará com programas específicos para a saúde do idoso.

Todo informatizado, a AME possui um sistema que armazena o prontuário eletrônico de cada paciente, que leva para casa um cartão de identificação pessoal. É com ele que as consultas são agendadas e seu progresso acompanhado. O cadastro pode ser feito a qualquer momento durante o horário de funcionamento do Ambulatório, que é de segunda a sábado, das 07 às 19 horas.