Pela quarta semana consecutiva, o custo do cesta básica comercializada nos supermercados e hipermercados de Natal apresenta variação positiva. Desta vez os preços subiram, em média, 2,39%, em relação à semana passada. O custo médio da cesta básica para consumo mensal de uma família de seis pessoas – quatro adultos e duas crianças – que estava cotado em R$ 355,43 na semana passada, subiu para R$ 363,92.
A pesquisa é realizada semanalmente pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, junto a seis (06) supermercados e seis (06) hipermercados da capital, incluindo quarenta (40) itens básicos de alimentação e limpeza, dos quais vinte e três (23) subiram esta semana, dezesseis (16) sofreram redução, e um – frango congelado – permaneceu estável.

Os produtos industrializados e semi-elaborados – que são os que mais pesam na composição da cesta – registraram aumento médio de 2,67% nesta semana, e os produtos de higiene e limpeza subiram 3,77%. Já os hortifrútis sofreram redução média de 1,47%.

Os maiores aumentos da semana foram observados na cebola pera (subiu 19,8%), carne bovina de 1ª (+11,4%), fubá pré-cozido (+8,2%), tomate (+7,6%), macarrão com sêmola (+7,0%), carne bovina de 2ª (+6,3%) e feijão carioquinha tipo 1 (+6,1%).

Por outro lado, dentre os produtos que registraram redução de preço nesta semana, destaque para a banana pacovã (caiu 7,9%), batata comum (-6,3%), macaxeira (-5,8%), batata doce (-5,1%), farinha de mandioca (-4,4%) e arroz agulhinha tipo 2 (-3,1%).

Custo da cesta básica por estabelecimento

Segundo ponderação dos técnicos do Procon Natal, nesta semana a cesta básica mais barata é a do supermercado Servebem – Cidade da Esperança (R$ 331,86). A diferença entre o maior e o menor custo da cesta básica nos estabelecimentos pesquisados diminuiu em comparação a ultima semana: de 21,3% para 17,4%, que equivale a R$ 57,72.

Oito (08) dos doze (12) estabelecimentos pesquisados registraram variação positiva esta semana, em relação à semana passada, enquanto em quatro supermercados a variação foi negativa. O maior aumento foi verificado no Supermercado Nordestão– AV. Salgado Filho (+9,48%), e a maior redução ocorreu no Extra – Midway Mall (-2,78%).

Veja tabela