“Viver é o melhor caminho para uma vida saudável”. Este é o tema do 11º Encontro Luso-Brasileiro do Turismo Sênior, que acontece até a próxima quarta-feira (20), no Centro de Convenções de Natal. A solenidade de abertura ocorreu às 19h30 deste domingo (17) e contou com a presença da prefeita Micarla de Sousa.

Mais de duas mil pessoas vindas de todos os estados do Brasil e de Portugal irão participar do 12º Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade, que acontece paralelamente. Os eventos, que contam com o apoio da Prefeitura do Natal, têm o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas na terceira idade, através do estimulo ao turismo, atividades sócio-recreativas, dicas sobre saúde.

“Fiquei muito emocionada com a festa que encontrei aqui, pois mesmo nestes tempos em que se fala tanto de crise, vi e ouvi mais de duas mil pessoas dizer que estão na melhor idade de suas vidas. E nós do executivo natalense desenvolvemos o Plano de Desenvolvimento do Turismo de Natal, inclusive, com o incentivo ao turismo para o público que participa deste evento”, informou Micarla de Sousa.

A chefe do executivo disse ainda que a cada ano serão realizadas quatro grandes atividades, sendo duas a cada semestre, para estas pessoas. “Uma delas será a Olímpíada da Terceira Idade, que faremos ainda no segundo semestre de 2009”, destacou a prefeita do Natal.

“Além disso, também conversamos com companhias áreas para promoção de descontos nas passagens, numa forma de estimular a vinda destas pessoas para nossa cidade”, acrescentou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Francisco Soares de Lima Júnior.

Micarla de Sousa também lembrou que serão inauguradas até o final deste ano 14 academias da terceira idade em locais públicos. Serão instalados equipamentos especiais para o uso preferencial de pessoas da terceira idade. As atividades serão supervisionadas por professores de Educação Física. A primeira delas já foi inaugurada na última sexta-feira (15), na Praça Augusto Leite, Tirol.

Também participaram da solenidade de abertura a governadora Wilm de Faria, o presidente da Assembléia Legislativa do RN, deputado estadual Robinson Faria, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Francisco Soares de Lima Júnior e a promotora de Defesa do Idoso, Iadya Gama Maio. A secretária estadual de Esportes, Magnólia Figueiredo, o presidente da Empresa Potiguar de Promoções Turísticas do RN (Emprotur), Cláudio Porpino, a presidente da ABCMI/Brasil, Genilda Baroni, a presidente da ABCMI/RN, Ana Maria de Farias e Jurema Monteiro, coordenadora geral de segmentação do Ministério do Turismo também estiveram presentes.