Maria das Graças de Souza tem 58 anos, é aposentada e conta que já dormiu várias vezes na fila do posto de saúde para conseguir uma ficha de atendimento na antiga unidade básica, que funcionava no bairro de Brasília Teimosa. E mais: quando precisava de um encaminhamento para um especialista demorava meses para conseguir marcar a consulta em uma policlínica de outros bairros.

Esse triste relato agora é coisa do passado. A Prefeitura do Natal está inaugurando, por toda a cidade, unidades AME – Ambulatórios Médicos Especializados, que oferecem à população, além do atendimento básico com clínicos gerais e pediatras, várias especialidades médicas e exames (laboratoriais, ultrassonografias e eletrocardiogramas). Tudo num só lugar, funcionando de segunda a sábado, das 7h às 19h.

A AME faz parte do novo modelo de saúde que a Prefeitura do Natal está trazendo pra cidade. Tudo gratuito, 100% SUS e com qualidade comprovada. Em menos de um mês já foram inauguradas três unidades: Nova Natal, Planalto e, nesta terça-feira, Brasília Teimosa.

“Essa AME é tudo que a gente sempre quis. Todos os médicos que a gente precisa, mais dentistas e a farmácia tá completa de remédios. Agora não vamos mais precisar dormir na fila pra conseguir uma ficha. Até carteirinha da AME pra consultas nós estamos recebendo”, disse a Auxiliar de Serviços Gerais, Alberina Maria de Arruda, mãe de sete filhas, que já saiu da inauguração da AME com consultas agendadas para a família para dentista e pediatra.

Presente na inauguração, ao lado da prefeita Micarla de Sousa e do secretário de Saúde Thiago Trindade, o vereador Ubaldo Fernandes, morador da região, disse que a chegada da AME representa um avanço para a saúde pública municipal. “A prefeita está mostrando que a saúde começa a reagir saindo daquela crise herdada da gestão passada, que deixou unidades sucateadas, faltando médicos, remédios. Essas AMEs são sucesso em São Paulo, Bahia e Minas Gerais e agora mostram que serão sucesso também em Natal”, destacou.

A prefeita Micarla fez questão de destacar que as AMEs contam com recursos exclusivos da Prefeitura do Natal. São novas unidades que, segundo ela, fazem parte de um “plano de saúde chamado SUS, que é gratuito e para todos”. A prefeita ainda adiantou que a região leste de Natal vai ganhar outros novos serviços na área da saúde: “Vamos entregar a nova ala de pediatria do Hospital dos Pescadores e abrir o serviço com escala completa de pediatras”.

Já o secretário Thiago Trindade ressaltou que a Saúde Municipal vai ganhar novas UPAs – Unidades de Pronto Atendimento 24 horas - do mesmo modelo adotado na UPA Pajuçara - e outras duas novas AMES, fechando a projeção inicial de uma unidade para cada região sanitária da capital. Também está sendo feito um reordenamento de toda rede básica, com melhorias do serviço. “A população vai sentir que a prefeitura realmente está transformando a saúde pública em Natal. Prioridade da prefeita e compromisso nosso”, completou.