Na tarde desta terça-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) realiza uma capacitação para os profissionais que trabalharão nas ações de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis desenvolvidas pelo Programa Municipal de DST/AIDS no período de Carnatal. O evento ocorrerá às 16h, no auditório no prédio da secretaria, no Novotel Ladeira do Sol.

A capacitação será dirigida a militantes de organizações não-governamentais que já desenvolvem campanhas de prevenção em parceria com a SMS na cidade, além de profissionais da rede municipal de saúde que participarão das ações com a população, já a partir desta quarta-feira (01).

Durante os quatro dias de Carnatal, a SMS tem uma programação totalmente voltada para um trabalho educativo junto à população, na campanha que tem como slogan “Prevenção, informações antes para não pegar a doença depois” e que engloba três projetos, o "Pit Stop da Saúde”, o “Fique Sabendo” e o “Estande da Prevenção”.

No “Pit Stop da “Saúde”, além de mobilizações através de shows em um palco e telão montados nas Avenidas Amintas Barros e Romualdo Galvão, do dia 2 a 5 de dezembro, no horário das 18h à meia-noite, para a exibição de informações sobre prevenção de doenças, a população terá acesso a folhetos e preservativos gratuitos em todo o trajeto do evento, como nas unidades de saúde de cada bairro.

O Estande da Prevenção, montado na Central do Folião no Clube do América, no período de 1 a 3 de dezembro, das 9h às 17h, também fará a distribuição de matérias educativos e preservativos para os foliões. Através do projeto “Fique Sabendo”, realizado em parceria com o com o Programa Estadual DST/AIDS /RN, serão realizadas, gratuitamente, testagens rápidas para HIV, em um estande fixado na caixa d’água da CAERN, na Avenida Miguel Castro