O programa Agenda Verde coordenado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) está entre os 11 finalistas ao 2º Prêmio “Melhores Práticas da A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).  Para concorrer, a Prefeitura –  por meio da Semurb – encaminhou o projeto "Agenda Verde: Economizando Energia" inscrito na categoria Uso Racional dos Recursos Naturais. A premiação acontece nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro em Brasília.

Todos os projetos inscritos nas categorias do 2º Prêmio da A3P foram submetidos à avaliação realizada por uma Comissão Julgadora independente que, após processo de julgamento, selecionou 11 finalistas das categorias Gestão de Resíduos, Uso Sustentável dos Recursos Naturais e Inovação na Gestão.

O projeto relata ações para reduzir o gasto com energia, principalmente de condicionadores de ar e computadores. Para isso foi deflagrada uma campanha interna na Semurb para desligar, minutos antes da saída, os aparelhos de refrigeradores. Os computadores foram configurados na opção economia de energia e o plano de fundo em preto, o que resultou numa economia de 10% de economia, previsto pelos autores do projeto.

Além da Prefeitura Municipal de Natal, concorrem como finalistas o Banco da Amazônia, a Caixa Econômica Federal, diversas universidades federais, Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis/MG, Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO e prefeituras de outras cidades do país.

AGENDA VERDE
O programa Agenda Verde implantado pela Prefeitura do Natal, em junho deste ano, objetiva reduzir o gasto com energia, o consumo e desperdício de água, além dos materiais de expediente nas secretarias do município. Todas essas ações estão enquadradas nos moldes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do MMA.  Estimulando os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras.

A Comissão da Agenda Verde da Semurb é formada por oito membros, entre ecólogos, tecnólogos em meio ambiente, biólogos, turismólogos e técnicos em lazer e recreação. O grupo tem o papel de elaborar um plano de trabalho e executar suas ações em todas as secretarias.