Evento acontece amanhã (19) e quarta-feira (20) no auditório do Sesc – Centro. Conferência organizada pela Prefeitura através da Funcarte terá lançamento de sete editais de fomento à cultura, mesas redondas e explanações sobre iniciativas públicas, além da eleição do Conselho Municipal de Cultura

Debates, palestras e fomento à cultura são os alicerces principais da III Conferência Municipal de Cultura de Natal, que acontece amanhã (19) e quarta-feira (20). Os interessados em participar do evento, realizado pela Prefeitura do Natal através da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), podem se inscrever até amanhã na Capitania das Artes, das 8h às 17h. A Conferência acontece no auditório do Sesc – Centro, por trás da Escola Estadual Winston Churchill.

Com o tema “Cultura, Educação e Turismo para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade da Gente”, a Conferência visa mobilizar os diversos segmentos culturais da cidade, de modo a realizar, por meio de sugestões e críticas, ações que estruturem a cultura natalense. Mesas redondas e grupos de estudo da cultura fazem parte da programação.

Além disso, está previsto está o anúncio de sete editais de fomento à cultura, feito pela prefeita Micarla de Sousa e pelo presidente da Funcarte, César Revorêdo. Outro ponto relevante será a eleição do Conselho Municipal de Cultura (CMC), que gerirá o inédito Fundo Municipal de Cultura. O Plano Municipal de Cultura também estará na pauta do evento. Para se candidatar ao conselho, é preciso estar inserido no Cadastro Municipal de Entidades Culturais (CMEC) há pelo menos seis meses, e se inscrever até dia 18 de maio na Funcarte.

Outro aspecto importante da III Conferência Municipal de Cultura será a apresentação das mudanças e aperfeiçoamentos no Programa Djalma Maranhão(municipal), na Lei Rouanet (federal) e o lançamento dos editais municipais de cultura que serão lançados pela Funcarte.

Programação dia 19/05 (terça-feira

A III Conferência inicia às 8h, com o credenciamento do público presente, estimado em 200 pessoas. Em seguida, o Plano Municipal de Gestão Cultural e os sete editais de incentivo à cultura serão lançados pela prefeita e pelo presidente da Funcarte.

O evento prossegue com as mesas redondas, cada uma com duração de 20 minutos. O tema central da mesa da conferência será “Cultura, Educação e Turismo para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade da Gente”. A primeira conferencista é Scilla Gabel, coordenadora do Programa Djalma Maranhão, que falará sobre “Desafios e mudanças na Lei Municipal Djalma Maranhão”.

A segunda mesa é composta por um representante do Ministério da Cultura (MinC), que explica o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Cultura, a II Conferência Nacional de Cultura a as mudanças na Lei Rouanet. A mesa seguinte articula cultura e turismo para o desenvolvimento sustentável de Natal, com Elizabeth Bauchwitz representando a Secretaria Municipal de Turismo (Sectur). A última mesa traz como convidada Rosângela Ferreira, da Secretaria Municipal de Educação (SME), que mostra como articular cultura e educação na cidade.

Às 12h15 será oferecido almoço aos participantes. Às 14h, têm início os Grupos de Trabalho, que irão, durante uma hora, debater sobre avanços e novas propostas para diferentes áreas culturais. São cinco grupos: “Produção simbólica e diversidade cultural”, “Cultura, cidade e cidadania”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Cultura e economia criativa” e “Gestão e institucionalidade da cultura”. Os grupos apresentam os resultados dos diálogos às 15h30 e, às 17h30, é encerrado o primeiro dia do evento.

Programação 20/05 (quarta-feira)

O segundo dia da III Conferência Municipal de Cultura começa com mesas redondas às 8h30 — também com 20 minutos de duração cada — com esclarecimentos sobre o Fundo Municipal de Cultura. Serão duas mesas: uma com Ilana Félix, da Assistência Técnica da Funcarte, que explica os aspectos legais e gerenciais para a implantação do Fundo, e a outra sobre “Políticas de Crédito e critérios de apresentação de projetos culturais ao Banco do Brasil”, composta por Shirley de Moura, da superintendência do BB.

O credenciamento dos candidatos ao Conselho Municipal de Cultura de Natal (CMC) será feito às 9h. Vale frisar que só estão aptos a concorrer os que estiverem cadastrados há pelo menos seis meses no CMEC. A eleição para o CMC acontece das 10h às 11h. Serão escolhidos cinco representantes dos artistas e seus suplentes.