A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, deu início a Feira da Árvore. A abertura aconteceu na última terça-feira (07/12) com exposição e venda de peças produzidas por artesãos beneficiados pelo programa do Artesanat. O primeiro dia de Feira contou com a presença de 200 artesãos e com a programação cultural com shows das bandas Uskaravelho e Diogo Guanabara e Macaxeira Jazz. A abertura oficial da Feira de Mirassol será amanhã, quinta-feira (9), às 18h30, com a presença da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa, e dos secretários municipais.

A Feira, que está localizada na Praça da Árvore em Mirassol, é um verdadeiro presente de Natal para a população e turistas, que terão a oportunidade de conhecer e adquirir os mais diversos produtos, frutos do talento potiguar, que usa a criatividade para desenvolver as mais belas e inovadoras peças, dentre as quais bolsas, bordados, roupas, peças de decoração, pinturas, rendas de bilro, escultura de barro, madeira e utensílios para cozinha e casa.

A feira é composta por artesãos da cidade que integram os programas profissionalizantes desenvolvidos pela Semtas, que oferece durante todo o ano cursos de capacitação e a estrutura para montar as feiras. Os expositores estavam ansiosos e com boas expectativas de vendas. Ângela Machado faz biscoitos caseiros variados e já comemora o primeiro dia. “Comecei vendendo bem. Na primeira hora de evento já vendi mais de 30 caixas de biscoitinhos de goiaba, queijo, manteiga, chocolate, Romeu e Julieta, dentre outros”, afirma a artesã.

A expectativa é que a Feira gere um faturamento jamais alcançado. Em 2009, o rendimento da Feira da Árvore foi de R$ 207 mil, o que contabilizou um aumento de aproximadamente 1.300% em vendas, em relação aos pouco mais de R$ 15 mil registrados no ano de 2008. Agora a expectativa da Semtas é que esse número salte para R$ 300 mil. “O interessante é que esses recursos que serão arrecadados irão direto para o artesão, contribuindo para o incremento de sua renda de final de ano. A Prefeitura do Natal trabalha como uma facilitadora da realização de negócio”, afirma Neto Leal, Coordenador do Artesanat.

O caricaturista João Machado não parou um minuto. Fez diversas retratações e caricaturas no evento. “Cada desenho dura em média de 15 a 20 minutos, e em uma noite dá para fazer vários trabalhos”, declara João. Rose Dias está expondo na Feira da Árvore pela primeira vez e vende sandálias feitas a partir de um trabalho de decupagem. “Adorei o convite para participar do evento e estou achando tudo muito organizado. Tenho certeza que vou obter boa renda para a minha festa de Natal”, afirma a artesã.

Para o Secretário da Semtas, Alcedo Borges, a Feira da Árvore deve receber cerca de 5 mil pessoas por dia. “Esse é um evento para a família natalense se confraternizar, valorizar o artesanato local, fazer compras de Natal e para o amigo secreto e para se divertir”, declara o Secretário.

ZONA NORTE GANHA FEIRA DA ÁRVORE

Neste ano a Prefeitura resolveu inovar. Além da Árvore de Mirassol, haverá também a da Zona Norte que será aberta oficialmente na sexta-feira (10), às 18h, na Área de Lazer do Conjunto Panatis. “Nosso grande objetivo é atender a toda a população, possibilitando também aos moradores da Zona Norte participarem das comemorações do Natal em Natal com mais comodidade, sem precisar ir ao outro lado da cidade”, declara Frederico Leite, Chefe do Departamento de Empreendedorismo da Semtas. A Feira do Panatis contará com 150 artesãos e terá infraestrutura semelhante à da Zona Sul, com praça de alimentação, shows e apresentações culturais.

As duas Feiras (Mirassol e Panatis) se estenderão até o dia 06 de janeiro e funcionarão, diariamente, das 16h às 22h.