A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) e a empresa Braseco, responsável pelo destino final do lixo produzido em Natal, firmaram acordo, nesta quinta-feira (16), para a realização de uma força tarefa que irá solucionar, em dez dias, o problema do acúmulo de lixo no aterro sanitário de Cidade Nova.
O presidente da URBANA, Bosco Afonso, e o secretário municipal de Planejamento, Antônio Luna, estiveram reunidos na sede da Sempla, com os representantes da Braseco, Henrique Muniz e Marcos Gurgel. No encontro, a Prefeitura e a empresa chegaram a um acordo sobre o cronograma de pagamento da Braseco, que já está atualizado dentro dos termos definidos na negociação.
A empresa, que realiza a administração do aterro sanitário de Ceará-Mirim, havia desacelerado a prestação dos seus serviços, ocasionando o acúmulo de lixo no aterro de Cidade Nova. “Firmamos um pacto para que este problema não mais possa ocorrer. Vamos solucionar, com apoio da empresa, o acúmulo. E não podemos admitir que isso volte a acontecer. Em dez dias, apresentaremos o resultado”, destacou Bosco.
Um dos motivos que contribuem para o acúmulo de lixo em Cidade Nova, lembrou o próprio representante da Braseco, Henrique Muniz, são os dejetos levados pela Prefeitura de Parnamirim para o aterro. Mensalmente, Cidade Nova recebe cerca de 150 toneladas de lixo de Parnamirim, através de um convênio com a Prefeitura de Natal. A Urbana estuda a possibilidade de encerrar este convênio.