Por ser uma cidade que tem como principal atividade econômica o turismo, a Prefeitura do Natal tem investido em cursos de capacitação para os profissionais do setor, com atenção especial aos taxistas. Na manhã desta sexta-feira (17) a prefeita do Natal, Micarla de Sousa, entregou os certificados de conclusão do Curso “Qualidade no Atendimento aos Turistas para Taxistas”. O evento aconteceu no auditório do Sest/Senat, em Candelária. A entrega dos certificados também contou com a participação do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Kalazans Bezerra, do presidente do Sindicato dos Taxistas, Alex Maguinho e do presidente da Cooperativa de Táxi, Genário Torres.

“O taxista é um profissional muito importante para a nossa cidade, porque é ele quem primeiro recebe o turista que aqui chega. Estou muito feliz porque esses profissionais aceitaram a nossa proposta e com certeza atenderão melhor a partir de agora os nossos visitantes e também os natalenses. Além de que será um serviço fundamental durante a Copa de 2014”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

O Curso “Qualidade no Atendimento aos Turistas para Taxistas” de iniciativa pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), contemplou 120 taxistas e aconteceu no auditório do Departamento de Educação de Trânsito da Prefeitura do Natal, entre os dias 13 e 16 deste mês.

Com carga horária de 15 horas/aula, o curso abordou temas como: Legislação de trânsito; Legislação relativa ao transporte por táxi; Ética e cidadania no trânsito; Motivação profissional e Código de conduta do turismo contra a exploração sexual infanto-juvenil. O objetivo do curso foi dar a oportunidade de qualificação aos taxistas e transformá-los em aliados da cidade no trabalho de captação de turistas e na permanência desses visitantes, por mais tempo na a cidade.

O presidente do Sindicato dos Taxistas ressaltou a importância da qualificação. “Nós precisamos nos educar cada vez mais, aprender a atender melhor é muito bom porque isso terá reflexo direto no nosso trabalho. Por isso, eu agradeço a Prefeitura por ter essa atenção com os nossos profissionais”, comentou Alex Manguinho.

A partir de agora, o porte do certificado será necessário aos taxistas, uma vez que o profissional só poderá renovar a licença de taxista em posse de tal documento comprobatório.

Melhorias para o setor

Durante a entrega dos certificados, a prefeita Micarla de Sousa anunciou que, para 2011, a Prefeitura do Natal construirá abrigos nas praças dos taxistas, com recursos já incluídos no orçamento municipal; implantará a Rede Segura nos táxis; e ainda doará um novo fardamento aos profissionais do setor.