A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, inaugurou na tarde desta segunda-feira (27), o Centro Municipal de Educação Infantil Elaine do Nascimento Lopes, localizado à Rua 13 de Maio, em Dix-sept Rosado. Este é 32º Cmei inaugurado na atual gestão do Executivo Municipal natalense.

“Quero que a educação infantil seja uma marca da nossa gestão. Por isso estamos oferecendo às mães e seus filhos, Cmeis de alta qualidade, sem deixar a desejar a qualquer outra instituição infantil privada. Com mais qualidade, as crianças são estimuladas a gostar do processo educacional, ficando – por consequência – longe da violência urbana”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

De acordo com a diretora, Elifran Araújo, este Cmei  é literalmente um sonho, uma vez que foi praticamente construído do nada. “Este terreno onde a instituição está localizada foi uma doação da Associação de Moradores do Parque 13 de Maio, em Dix-sept Rosado. Antes, não existia nada”, contou.

Crianças beneficiadas
Serão beneficiadas 190 crianças, de 2 a 5 anos de idade, todas da comunidade do Dix-sept Rosado, compreendendo os níveis I a IV, que serão atendidas em oito turmas, sendo quatro, no sistema de tempo integral (das 7h às 17h) e outras quatro turmas, no sistema parcial (das 7h às 11h e 13 às 17h).

O titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Edivan Martins, que também participou da inauguração, informou que até o final deste ano ainda serão inaugurados mais oito Cmeis, chegando à marca de 40 Centros de Educação entregues pela atual gestão. “Além destes, até meados de 2011 entregaremos um total de 54 Cmeis”, informou, Edivan Martins.
 O novo estabelecimento de ensino inaugurado conta com seis salas de aulas, parque infantil, escovódromo, chuveiródromo, refeitório, além de uma equipe de 32 profissionais, entre 16 educadores infantis e 16 funcionários.
As aulas iniciam-se no próximo dia 9 de fevereiro, data marcada para a volta às aulas da rede municipal de ensino.
Homenagem
Além da prefeita Micarla de Sousa e do secretário de Educação do Municipio, Edivan Martins, participaram da solenidade parentes da professora Elaine do Nascimento Lopes, homenageada com o nome deste Cmei. “É uma honra para nós participar desta inauguração, que leva o nome de uma pessoa que muito amava educar as crianças”, informou a mãe da homenageada, a Sra. Maria das Graças.
 Ratificando as palavras da esposa, Francisco Matos, muito emocionado disse que sua filha, a professora Elaine do Nascimento Lopes, faleceu muito jovem aos 26 anos de idade, tendo dedicado dez anos de sua vida à educação de crianças. “Infelizmente nossa filha nos deixou muito cedo, vítima de leucemia. Mas, mesmo assim, conseguiu deixar um legado para educação infantil da Cidade do Natal, pois como, o ser professora, era seu sonho desde criança, ela o fazia com todo seu amor”, disse o pai Francisco Matos.