Será realizado neste sábado, 23 de maio, o Projeto Praia Limpa com uma ação de limpeza na Praia do Meio a partir das 9h. A iniciativa da Faculdade Maurício de Nassau conta com o apoio das Secretarias Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Urbana.

Para despertar a consciência da população para a necessidade e importância de manter as praias limpas a Semsur, o departamento de planejamento urbanístico da Semurb e a Urbana estão disponibilizando equipes para retirar o lixo acumulado na praia do Meio.

Além de retirar o lixo, o Projeto Praia Limpa tem como objetivo alertar a população dos danos causados ao meio ambiente através de práticas irresponsáveis. Por isso, o grupo que estará em campo amanhã, desenvolvendo esta ação, também irá distribuir material educativo e lixeiras.

Serão realizadas também gincanas e brincadeiras envolvendo a temática da proteção ambiental. Um carro de som estará no local informando sobre o projeto e como cuidar do meio.

“Eu me senti estimulada a criar o Projeto Praia Limpa a partir de uma reportagem com o secretário da Semurb, Kalazans Bezerra, na qual ele dizia que em no máximo dez anos todos os nossos lençóis freáticos estariam poluídos. Na época, esse dado me assustou. Hoje, eu acredito que o titular foi muito otimista”, disse uma das idealizadoras do projeto, Betânia Jácome.

Segundo a idealizadora, um estudo desenvolvido na Faculdade Maurício de Nassau revelou que a poluição dos lençóis freáticos aconteceria bem antes dessa previsão.

“Acreditamos que estamos plantando uma semente para criar agentes multiplicadores. Mas, temos a consciência que esse trabalho não acontecerá de um dia para o outro”, comentou Betânia Jácome.

A ação que acontece amanhã na Praia do Meio é o início do Projeto Praia Limpa, que tem o intuito de monitorar o local, impedindo a continuidade da ação depredatória e irresponsável dos banhistas e visitantes.