Nesta quinta- feira, 20 de janeiro, comemora-se o dia de uma das profissões mais antigas e importantes para a saúde e bem estar coletivo. O farmacêutico é o profissional capacitado para o preparo e dispensação de medicamentos receitados pelo médico, além da orientação e informação da população sobre os cuidados e uso racional de substâncias no tratamento de doenças.

Na rede pública de saúde de Natal, o farmacêutico é o responsável pela gestão e atendimentos de farmácias em Hospitais e Unidades Básicas de Saúde, como também desenvolve funções no setor de Análises Clínicas, cuidando da análise de exames de hematologia, imuno-hematologia, bioquímica, imunologia, sorologia, urinálises e parasitologia nos laboratórios.

A farmacêutica Valdecira Delfino é funcionária da rede desde 1989. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conta que não teve dúvidas no momento de escolher a faculdade de farmácia e, no serviço público, desenvolve a função que mais a realiza. Sempre em laboratórios, por se identificar mais com o setor, Valdecira Delfino hoje trabalha no laboratório da maternidade Leide Morais, no atendimento externo e interno do hospital.

“Aqui no hospital, temos os técnicos e auxiliares que fazem a coleta do material e nós análise, para que o médico complete o diagnóstico. No laboratório, analisamos exames tanto da comunidade em geral, que solicita os procedimentos, como os dos pacientes que dão entrada na maternidade. É uma função que exige muita atenção e tranqüilidade, mas sempre me identifiquei muito com a profissão e a área de saúde e sabia queria trabalhar em laboratórios”, descreve.

Tatiana Larissa Soares, também farmacêutica e funcionária do quadro de profissionais da rede municipal de saúde de Natal, é responsável pela gestão da farmácia da Maternidade Leide Morais, desde a sua inauguração. Sobre a escolha pela profissão, ela explica que queria trabalhar em algo em que pudesse ajudar outras pessoas e, depois de visitar e conhecer diversos cursos, optou por farmácia e atualmente é cada dia mais apaixonada pelo que faz.

“Apesar de não ter ninguém da família, eu tinha a vontade de fazer um curso na área de saúde, para trabalhar com o cuidado às pessoas. Então procurei a coordenação de vários cursos na universidade e, quando comecei, senti que me identificava mais ainda com o papel do profissional e as possibilidades do campo de trabalho”, ressalta.

Sobre o trabalho na maternidade, a farmacêutica Tatiana Larissa Soares destaca ainda que, além de toda a distribuição de materiais dentro da unidade, também realiza a parte de assistência ao paciente, acompanhando todo o tratamento e verificando junto ao médico as respostas ao medicamento, função em que lhe dá muito prazer no dia a dia da profissão. “Essa parte de assistência ao paciente é algo que estou gostando muito, porque essa é uma área relativamente nova e que vem crescendo bastante. Além disso, é um campo no qual o farmacêutico pode ter um vínculo ainda maior com os pacientes, que ficam internados aqui na maternidade por no mínimo 24 horas”, coloca.

“Todos nós que fazemos a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nos sentimos orgulhosos pela dedicação dos profissionais farmacêuticos e parabenizamos a todos pelos trabalhos desenvolvidos em prol dos usuários do Sistema Único de Saúde na cidade”, destacou o secretário Thiago Trindade.