Sempre buscando valorizar o ser humano, a Prefeitura Municipal de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está implantando um projeto de qualidade de vida que recebeu o nome de ‘Projeto Vivendo Melhor’. A ação consiste em atividades laborais, que visam à prática de atividades físicas no próprio local de trabalho, promovendo o bem estar do servidor e um melhor relacionamento e excelência na prestação dos serviços inerentes às suas atribuições.

A primeira atividade física do ‘Projeto Vivendo Melhor’ será a ginástica laboral. Serão formados dois grupos, com duas sessões semanais para cada um deles e as atividades vão durar, em média, doze minutos. Posteriormente vão ter outras ações como a hidroginástica, a caminhada orientada, terapias holísticas, relaxamento, cinema no trabalho, arte terapia, yoga e musculação, lembrando que todas essas atividades serão realizadas na própria sede da SME.

A iniciativa do projeto partiu do setor de Cultura e Desporto da SME, coordenado pelo professor Clóvis Ferreira da Silva, graduado em Educação Física com gestão em Qualidade de Vida. Para ele, o objetivo do programa é proporcionar o bem estar dos servidores. “Queremos que os funcionários da SME despertem para uma melhor qualidade de vida, pois com isso chegaremos a um consenso de atendimento de excelência no serviço público”, ressaltou o professor.

Clóvis Ferreira explica que foi distribuído aos servidores um questionário como ferramenta para auxiliar na identificação elementar de alguns fatores relacionados à prática de atividades físicas no local de trabalho. A coleta de informações básicas favorece a execução de atividades laborais, visando prevenir e compensar atividades corporais e mentais inerentes ao cotidiano desta secretaria.