A prefeita Micarla de Sousa reuniu-se na manhã desta segunda-feira (25) com a comissão de sete jurados que irá analisar os 25 projetos arquitetônicos concorrentes à construção da Praça de Natal, a ser erguida no bairro de Mirassol. Na ocasião, a chefe do executivo reforçou o status de marco da cidade que a praça terá e agradeceu a parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil no RN.

“Queremos fazer uma entrada diferenciada para Natal, que é a única cidade no mundo com esse nome. Será um grande local de convivência para os natalenses e um ponto turístico de referência. Iremos fazer um projeto belíssimo contando com os melhores arquitetos do nosso país”, destacou Micarla de Sousa.

O presidente do IAB/RN, Lúcio Dantas, afirmou que a comissão de jurados elegerá o projeto vencedor até a próxima quarta-feira (27) e, na sexta-feira (29), os projetos serão decodificados e os nomes dos autores anunciados, em uma audiência pública na sede da Capitania das Artes. São 25 projetos, dos quais 15 são do RN, três de São Paulo e do Ceará, um do Rio de Janeiro, Pernambuco e Amapá.

“A partir desta tarde a comissão irá começar a analisar os projetos e no final de junho todos os classificados estarão expostos na Capitania das Artes”, reforçou Lúcio Dantas. O arquiteto ainda reiterou a vontade do IAB-RN em trabalhar em outras parcerias com a Prefeitura de Natal, por meio de projetos voltados para a sustentabilidade.

“É importante que nossos projetos arquitetônicos visem a sustentabilidade, economizando energia e água, porque é preciso pensar em como Natal estará daqui a 20 anos. Queremos que Natal esteja à frente das outras cidades brasileiras a esse respeito”, acrescentou a chefe do executivo.

A Praça de Natal deve ficar pronta até o final do ano e servirá também para divulgar o trabalho dos artesãos da cidade. A titular da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Rosy de Sousa, destacou a importância do projeto. “Será, também, um local de oficinas para os nossos artesãos”, completou.

A comissão julgadora é formada por sete membros que irão analisar os trabalhos. O IAB/RN escolheu quatro arquitetos para o júri, todos pertencentes a outros estados. São eles: Gilson Paranhos (DF), Bruno Ferraz (PE), Paulo Macedo (PB) e Fernando Seratião (SP). Já a Prefeitura do Natal selecionou três arquitetas potiguares: Walderez Barros Garcia, Isabel Costa de Medeiros e Márcia Maria Duarte.

Os três primeiros colocados serão premiados. O primeiro ganhará o prêmio de R$ 40 mil e a contratação imediata para o desenvolvimento do projeto; o segundo lugar recebe R$ 20 mil e o prêmio de R$ 10 mil fica para o terceiro colocado.

Para garantir a segurança e a lisura no processo de escolha do melhor projeto, o IAB/RN codificou todos os 25 trabalhos que foram entregues para participar do concurso, com o objetivo de ocultar a identidade do autor. A medida tem o intuito de impedir possíveis fraudes.

“Essa praça será um dos principais cartões-postais da cidade e um dos mais modernos equipamentos públicos com que o cidadão natalense poderá contar. É um marco no que diz respeito à parceria com os arquitetos do nosso país e mais um motivo de orgulho para a nossa gestão”, concluiu Micarla de Sousa.

Ainda participaram da reunião o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), João Bastos, o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, César Revorêdo, o titular da Secretaria Municipal de Turismo (Sectur), Soares Júnior e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).