O Hospital da Mulher e Maternidade Dr. Leide Morais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar durante o mês de março o II Curso de Formação de Doulas   (acompanhantes do parto humanizado). O curso é destinado a psicólogos, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, obstetras, auxiliares de enfermagem, acadêmicos, voluntários e todos aqueles ligados direta ou indiretamente ligados à assistência ao parto . Serão oferecidas 25 vagas.

"O objetivo do curso é tornar o prodissional apto ao acompanhamento de parturientes em qualquer estágio do trabalho de parto, dando conforto físico e emocional e psicológico proporcionando à mulher uma experiência de parto a positiva possível", explica dra. Edilza Pinheiro, coordenadora do curso.

O curso que será realizado de 22 a 25 de março, pela manhã, terá aulas expositivas, teóricas e práticas. O grupo docente reforça a importância do parto natural, o problema das cesarianas desnecessárias e as questões relativas à excessiva medicalização do parto e nascimento. Todas as informações serão baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde e na medicina baseada em evidências.

As aulas terão abordagem sobre dinâmica; dramatização; teoria sobre mecanismo e fisiologia do parto; perfil e papel da doula; métodos não farmacológicos de alívio da dor; noções de biossegurança; sensibilidade corporal e técnicas de relaxamento; aspectos emocionais na gravidez; parto humanizado; ética e relações interpessoais, aleitamento materno; puerpério e doula com presença marcante na visão da parturioente.
As inscrições serão realizadas de 1 a 15 de março.