Mais de 250 mil exames laboratoriais foram realizados na rede municipal de saúde de Natal nos últimos seis meses. A Prefeitura instalou 10 novos laboratórios, treinou os profissionais e garantiu insumos e equipamentos necessários para realização de mais de 200 tipos de exames, muitos que nunca sequer tinham sido oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital.

A abertura dos 10 laboratórios faz parte do projeto de reestruturação do setor análises clínicas da rede municipal de saúde. Nos próximos meses dois novos laboratórios serão instalados na Zona Norte e Cidade da Esperança.

“Antes a população estava sem acesso a exames básicos como glicose e colesterol. Agora, com a ativação desses laboratórios nas 10 unidades, estamos garantindo não só os básicos, mas exames novos e bem mais complexos, como de biologia molecular e genética, sorológicos, marcadores tumorais e de dosagens hormonais. Somente de novembro de 2010 a janeiro de 2011, já foram realizados mais de 250 mil exames nos laboratórios de análises clínicas da rede”. Destaca Magda Fabiana, coordenadora de análises clínicas da SMS.

Já estão em pleno os laboratórios da Unidade Mista de Saúde do Satélite, Unidade mista de Felipe Camarão, Unidade Mista das Quintas, Hospital Leide Morais, Unidade Mista de Mãe Luiza, Unidade de Saúde de Ponta Negra, Unidade de Saúde de Pajuçara, Hospital dos Pescadores, Policlínica Dr. José Carlos Passos e Hospital Sandra Celeste. Além deles, a SMS está reativando postos de coleta em outras unidades e os exames são feitos na unidade de referência Carlos Passos, com resultado em poucos dias.

Os laboratórios da rede têm o seguinte funcionamento e fluxo: No Hospital dos Pescadores, Hospital Municipal da Mulher, Sandra Celeste, Unidade Mista de Satélite, Unidade Mista e Felipe Camarão e Hospital dos Pescadores, foram instaladas máquinas próprias para dosagens já interfaciadas, ou seja a emissão dos laudos é automática, com um tempo muito curto de entrega destes exames aos usuários. Já nas unidades de Pajuçara, Ponta Negra, Quintas e Mãe Luíza, que estão em fase de ampliação dos laboratórios, parte das dosagens é feita no próprio local e os mais complexos são enviados para o laboratório central da rede na Policlínica José Carlos Passos, na Ribeira.

Na Policlínica Dr José Carlos Passos existem duas Máquinas de Hormônios e marcadores tumorais automatizadas, além de duas máquinas de dosagens bioquímicas e uma de realização de exames hematológicos funcionando plenamente e sendo manuseadas pelos profissionais da própria rede.

“Além desses exames, os mais especializados de uma forma complementar, como rege a lei 8080, são enviados ao laboratório de apoio, parceiro da Prefeitura, para serem processados, devido serem exames de alta complexidade e de uma demanda bem menor que os exames de baixa e média complexidade tendo assim um custo mais baixo a SMS, pois pagamos até 6% abaixo da tabela SUS, contrato assinado inclusive com o aval do Ministério Público, sem falar que teríamos que manter máquinas de biologia molecular e de realização de exames genéticos e, como bem falamos, estamos em um processo de reestruturação e assim ainda não temos condições de realizá-los na rede. Desta forma temos a plena certeza que ao terminarmos o ano de 2011 estaremos realizando quase que a totalidade de nossos exames de análises clínicas na própria rede da SMS e com nossos funcionários”, explica Magda.

O mais recente laboratório aberto pela Prefeitura foi na Unidade de Cidade Satélite. Lá foi instalada a máquina de hemograma e todos os insumos necessários para a realização de coletas e análises, como sumário de urina, parasitologia, VDRL, Beta HCG e os exames de dosagem, como glicose, colesterol, triglicérides e ácido úrico.
“Lá funciona como uma unidade 24h e todos os exames solicitados pelos médicos no pronto-socorro podem ser realizados na hora. Além dos exames de suspeitas de dengue, infecções e viroses, muito comuns nessa época, com o paciente encaminhado para o acompanhamento adequado. No ambulatório, o resultado sairá no máximo em dois dias e na urgência, em torno de 20 minutos. É importante que as pessoas, antes de criticar, conheçam o trabalho e por isso convidamos todos a virem ver de perto”, completa Magda.