A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, reuniu-se na tarde desta sexta-feira (25), com o secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, que veio fazer uma visita de cortesia à chefe do Executivo Municipal Natalense.

Durante o encontro com a prefeita Micarla de Sousa, o secretário executivo da FNP abordou um importante tema que atinge muitas cidades brasileiras: “Qual a capacidade de investimentos dos municípios brasileiros este ano?”

Este é um assunto que a prefeita Micarla de Sousa vem tratando ao logo de sua gestão, principalmente em relação à redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Não podemos deixar de lembrar a crise econômica que forçou a redução na receita dos municípios. Amargamos queda nos repasses, além do FPM, do ICMS e royalties. Somente com a Lei de Redistribuição de ICMS, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado, nossa cidade perdeu, em 2010, cerca de R$ 8,84 milhões. E a projeção de perdas para este ano é de R$ 22 milhões”, lembrou a prefeita Micarla de Sousa.

“E isso é muito preocupante, pois os municípios têm registrado o aumento dos gastos na área da saúde, o que provoca uma diminuição na sua capacidade de investimentos em outras áreas, como, por exemplo, a educação”, destacou Gilberto Perre, que também aproveitou a oportunidade para convidar a líder da administração de Natal a se engajar mais uma vez este ano no projeto Hora do Planeta.

Hora do Planeta
O projeto é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF (World Wide Fund for Nature – ou Fundo mundial para a vida selvagem e natureza), no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos em um dia do ano. Este ano, ele ocorrerá no próximo dia 26 de março. Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.

Perre sugeriu que a prefeita Micarla de Sousa use sua liderança no estado do Rio Grande do Norte para articular a participação de outros municípios na Hora do Planeta, que este ano também conta com o apoio da FNP na sua articulação. “Pode contar conosco, que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para articular o maior número possível de municípios potiguares neste projeto”, ressaltou a chefe do executivo municipal natalense.

Gilberto Perre veio a Natal a convite da Associação Brasileira dos Secretários de Finanças das Capitais (Abrasf), para participar da 1ª Assembléia Geral Ordinária da entidade, realizada até esta sexta-feira (25), no hotel Rifóles, em Ponta Negra. O evento discutiu com os diversos secretários de Finanças, Receita, Fazenda e Tributação presentes assuntos relevantes sobre arrecadação e administração de recursos públicos. Na sua palestra dentro do evento, Gilberto Perre falou dentro do tema “Perspectivas de Investimentos públicos municipais para 2011”

O secretário de Tributação de Natal, André Macedo, participou do encontro.