A partir de amanhã, dia 1º de março, no Norte Shopping, serão abertas as inscrições para o Curso de Pilotagem Consciente promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O curso é gratuito e a única exigência é que os interessados deverão portar a Carteira de Habilitação na Categoria “A”.

A capacitação tem o objetivo de conscientizar os motociclistas a respeito da necessidade de uma pilotagem consciente e defensiva, tendo em vista o aumento da frota de motocicletas no trânsito da cidade e o crescimento no número de acidentes que envolvem esses veículos.

Números mais recentes do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran/RN) aprontam que Natal tem hoje 100 mil motos. Deste universo, a cidade registra hoje cerca de vinte acidentes por dia com motociclistas.

Preocupados com essas estatísticas, o Departamento de Educação de Trânsito da Semob decidiu trabalhar um programa para reverter essa tendência de acidentes com os motociclistas.

Segundo José Gilenildo, chefe do Departamento de Educação de Trânsito da Semob, a capacitação irá "disponibilizar conteúdos relativos a postura do motociclista no trânsito, normais gerais de circulação e conduta, pilotagem consciente, equipamentos de segurança, ética e cidadania, além de aulas práticas."

Serão oferecidas na primeira etapa da iniciativa 120 vagas, que serão divididas em 4 turmas de 30 alunos. A carga horária do curso é de 7 horas e cada inscrito ganhará certificação de participação. As aulas estão programadas para acontecer nos dias 12 e 19 de março e 9 e 16 de abril.

São parceiros da iniciativa a Polícia Rodoviária Federal, a SAMU e o Norte Shopping. Mais informações sobre o assunto por meio dos telefones (84) 3232 9090, 8874 0733 e 8866 5484. (José Gilenildo).