O Programa de Atenção à Pessoa Idosa -API Conviver, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) reiniciou neste mês de fevereiro as atividades nos grupos de idosos. "Temos 54 grupos em Natal e parte deles já começaram as atividades neste mês de fevereiro. Outra parte inicia após o carnaval", declara Késia Menezes, coordenadora do Api Conviver.

O Programa tem como objetivo apoiar grupos de idosos em todo o município, e ainda promover atividades que estimulem o desenvolvimento de potencialidades, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. "Participar de grupos de convivência é muito interessante para os idosos, pois é uma oportunidade de se manter ativo, praticar atividades variadas, se divertir e se socializar. O nosso trabalho é garantir a qualidade de vida dos usuários.", explica a coordenadora.

O API Conviver conta com uma equipe de 20 profissionais composta por assistentes sociais, pedagogos, arte educadores, instrutores de dança, de música e de artesanato, técnico em nutrição, educador físico e psicólogos. Todo mês a equipe se reúne para definir o cronograma de atividades, que rende bons momentos de descontração para dos 2 mil idosos assistidos, como oficina de danças folclóricas, artesanato, dinâmicas de arte-educação, alongamento, palestra de serviço social, oficinas de teatro, dentre outros.

O idoso que quiser fazer parte das atividades do programa deve se inscrever na coordenação do Api Conviver ou entrar em contato através do telefone 3232-4752. "Vale lembrar que as atividades são gratuitas, realizadas uma vez por semana e é aberta para todos os idosos interessados", ressalta a coordenadora.