A prefeita Micarla de Sousa assinou na manhã desta sexta-feira (29) o termo de compromisso que cria o programa Natal Cidade Saudável, uma iniciativa de sucesso em outras cidades do país que visa proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população. A adesão ocorreu no encerramento do I Enlavisa – Encontro Latino-Americano de Vigilância Sanitária, no Hotel Pirâmide Palace, Via Costeira.

O projeto irá começar no bairro de Cidade da Esperança e em breve se estenderá aos outros distritos da cidade. Serão desenvolvidas ações de vigilância sanitária, além de estímulo a atividades físicas, conexão saúde & turismo, proteção à saúde, segurança pública, educação, drenagem de águas pluviais, serviços urbanos, aliança acadêmica e ações comunitárias.

A secretária municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, destacou a preocupação da Prefeitura de Natal em tornar a capital uma cidade mais limpa, ambientalmente correta e saudável. “Esse é um projeto exitoso, desenvolvido em outras cidades do país e que agora iremos implantar em Natal. Temos à frente da capital uma prefeita que se preocupa com a qualidade de vida da população e valoriza iniciativas como o Cidade Saudável”, disse a titular da SMS.

O palestrante Vitor Gomes Pinto, doutor em Saúde Pública, explicou como será desenvolvido o Natal Cidade Saudável. Escolhido por ser considerado um bairro de padrão intermediário, Cidade da Esperança será o primeiro a receber os benefícios do programa. “A comunidade irá trabalhar em parceria com a Prefeitura para fazer do bairro um local saudável, com baixa criminalidade, padrões adequados de serviços básicos de saúde e educação, sem favelas nem lixo”, exemplificou.

O programa é composto de 10 projetos, que irão contemplar as ações de cidadania com estímulo às atividades físicas, ao turismo, serviços de proteção à saúde, segurança pública, entre outros. A prefeita Micarla de Sousa falou sobre como a cidade do Natal inicia agora um novo momento na saúde pública.
“A população precisa se envolver para tornar Natal uma cidade verdadeiramente saudável. Sabemos que 70% das pessoas que procuram nossos postos de saúde não têm problemas de saúde de fato, mas originários de questões ambientais. É por isso que por meio do Cidade Saudável iremos priorizar a questão do saneamento nos bairros de Natal”, detalhou a chefe do executivo.

O termo de compromisso assinado nesta sexta-feira estabelece o papel de cada secretaria do município no desenvolvimento de ações para promover uma cidade mais saudável. Ainda estiveram presentes ao evento a chefe do departamento de Vigilância Sanitária, Cristiana Souto, o presidente do Conselho Comunitário de Cidade da Esperança, Cícero Silveira de Oliveira e a presidente do I Enlavisa, Isolda Leite.