A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) comemora o resultado do “Brinde Solidário 2011”, concurso realizado no Brasil e em outros países em prol da solidariedade, promovido pelo Banco BMG. O resultado saiu na última quarta-feira (2) e concedeu prêmio de R$ 20 mil ao Instituto Juvino Barreto por ser a 5ª melhor instituição de apoio ao idoso em todo o país.

“É interessante ressaltar que a auditoria do Banco foi realizada entre novembro e dezembro, dentro do período de intervenção determinada pelo Ministério Público, em que a Semtas era responsável pelo Juvino Barreto. O Instituto foi o único do Rio Grande do Norte selecionado e ficou entre os cinco melhores de todo o Brasil. É um orgulho para todos nós da Prefeitura”, ressalta o secretário da Semtas, Alcedo Borges.

O Instituto teve sua estrutura avaliada de forma detalhada por uma comissão do Banco BMG. “Foram considerados aspectos importantes como atendimento ao idoso, organização, instalações, dormitórios, refeitórios, dentre outros. A equipe da Semtas, no período de intervenção, modificou e melhorou significativamente as condições do Instituto, contribuindo para a elevação da qualidade de vida dos idosos abrigados, que ficaram muito satisfeitos e elogiaram a intervenção”, declara o secretário.

O “Brinde Solidário” do BMG já contribuiu com 22 entidades carentes desde sua primeira edição, que aconteceu em 2008, entre creches, hospitais e asilos. O objetivo do Banco é incentivar e promover um movimento solidário que envolva toda a sociedade e ajude instituições diferentes em várias localidades do Brasil.

Sobre a intervenção:

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) entregou ao clero no mês de janeiro de 2011 a administração do Instituto Juvino Barreto que estava, desde o mês de junho de 2010, sob a responsabilidade da secretaria, a partir de uma intervenção por determinação do Ministério Público, que encontrou precariedades no local e optou por interditá-lo.

Para o secretário da Semtas, o maior avanço realizado durante o período em que o abrigo esteve sob administração da Prefeitura foi a melhoria na qualidade de vida dos idosos. “Acabamos com problemas simples mas que afetavam diretamente na saúde dos idosos. Resolvemos a falta ou a péssima qualidade de alimento, aumentamos a quantidade de funcionários, investimos na estrutura física com melhorias em instalações elétricas e hidráulicas, pinturas e tantas outras obras. O papel do interventor foi bastante organizada, e agora cabe a nova administração dar continuidade”, declarou Alcedo Borges.

O interventor Kerginaldo Jacob de Medeiros, que administrou a casa durante este período de intervenção, ressalta as mudanças que foram feitas. “Mesmo diante das dificuldades encontradas, nós fizemos diversas reformas e a estrutura da Casa foi deixada da melhor forma possível. Além da reforma, nós também fizemos outras ações como a captação de novos doadores. Conseguimos aumentar o bazar em 130% e conquistamos mais 890 novos doadores, o que representa um aumento de 300%”, conta Kerginaldo Jacob.

O Instituto Juvino Barreto abriga 141 idosos, dos quais 63% são mulheres e 37% são homens, distribuídos em seis pavilhões e quatro vilas. A estrutura da instituição compreende também uma igreja, capela e salão de beleza.

Resultado do concurso:

1.Abrigo do Cristo Redentor – RJ - R$ 45.000,00