Uma parceria em nome do Ensino da Arte.  Na manhã desta quinta-feira(10), foi apresentado o Projeto de Extensão e Estágio na área de artes, "Praticarte", por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Proex/Prograd) e da Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento aconteceu no Auditório do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), localizado na Avenida Rio Branco, Centro.

O Praticarte tem por objetivo elaborar uma proposta de ação interinstitucional, tomando como referência o estágio supervisionado de formação de professores nas áreas de teatro, dança, música e artes visuais da UFRN, como desencadeador de um processo mútuo de formação, contemplando os licenciandos nessas áreas e os professores de Artes da rede pública de ensino, a partir da interlocução institucional com a Secretaria Municipal de Educação de Natal, a Secretaria Estadual de Educação e a 1ª Diretoria Regional de Educação e tendo como referência os convênios estabelecidos com o município de Natal e com Estado no campo do estágio supervisionado.

O projeto tem previsão para durar quatro anos, estabelecendo desde já, uma ação efetiva na área. O projeto de extensão "Arte na Escola", inserido no contexto, é que vai certificar os professores participantes e das escolas que aderirem à iniciativa.

De acordo com a professora Adeilza Gomes do Setor de Ações e Projetos (Sapef), da SME, um dos objetivos do Praticarte é construir projetos de intervenção escolar, de forma compartilhada, no contexto do estágio supervisionado, considerando o exercício da docência nos diferentes níveis de ensino e modalidades;

O projeto foi apresentado pelo professor Jeferson Fernandes, e contou com a participação dos professores Makários Maia (coordenador do curso de Licenciatura em Teatro), Valéria Carvalho (coordenadora do curso de Licenciatura em Música) e Karenine Porpino (coordenadora do curso de Licenciatura em Dança).