Em parceria com a Prefeitura do Natal, e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher promove na próxima terça-feira (22), às 16h, no Solar Bela Vista, a tradicional solenidade de entrega da medalha de honra ao mérito “Nísia Floresta” – um reconhecimento às mulheres que tiveram papel importante na luta pelos direitos femininos na capital potiguar.

“Nós somos vitoriosas, e a busca pelos direitos das mulheres é uma luta muito antiga. Por isso, a medalha se refere a uma mulher que abriu as portas para uma nova realidade: Nísia Floresta. E apesar de todas as conquistas é sempre importante ressaltar às mulheres a necessidade de se envolver cada vez mais nessa luta de cidadania, pela luta dos direitos”, declara Lucineide Freire, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O evento, que faz parte das comemorações do Mês da Mulher (em alusão ao Dia Internacional da Mulher – 8 de março), irá homenagear seis mulheres que se destacaram no último ano, dentre elas, a empresária Miriam de Sousa, a Desembargadora e Presidente do Tribunal de Justiça do RN, Maria Zeneide Bezerra, e ainda a vereadora Sargento Regina.

A tarde será de comemoração pelas honrarias com um coquetel, apresentação cultural de música e exposição de quadros que retratam a mulher. Estarão presentes nesta importante solenidade a Prefeita de Natal, Micarla de Sousa; o titular da Semtas, Alcedo Borges; a titular da Secretaria da Mulher, Rosy de Sousa; a Presidente do Tribunal de Justiça, Judite Nunes; a reitora eleita da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Cruz; dentre outras autoridades.

“Tanto a cidade do Natal, como o Rio Grande do Norte, tiveram ao longo da história mulheres que marcaram seu tempo e que atualmente são maioria nas universidades e também em cursos de qualificação profissional, sinal de que estão cada vez mais procurando desenvolver seus talentos e que, por tudo isso, merecem nossas homenagens”, ressalta Josi Lucas, secretária adj. de integração social da Semtas.

A medalha “Nísia Floresta” já reconheceu personalidades como a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Caroline Maciel da Costa; a coordenadora do Fórum Mulheres do RN, Edineuza Jones da Silva; a coordenadora da ONG Canto Jovem, Ildete Mendes Silva; a representante da Associação das Rendeiras e Bilro da Vila de Ponta Negra, Maria de Lourdes Lima; e a coordenadora do Núcleo Moda de Felipe Camarão, Vera Lúcia Santana.