A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), iniciou na noite desta quinta-feira, dia 17, uma operação especial para transportar 18 cata-ventos eólicos do cais do porto, no bairro da Ribeira, até a saída da cidade, na região Norte, onde o comboio passou a ser escoltado pela Polícia Rodoviária Federal até a cidade de Guamaré.

A operação, que contou com quatro (04) agentes de trânsito e duas viaturas, começou por volta das 22h e foi concluída às 2 horas da amanhã desta sexta-feira, dia 18, para não prejudicar o trânsito na cidade. Segundo o inspetor Carlos Eugênio, chefe do Setor de Intervenção Viária, esta foi a primeira viagem da operação especial, pois até o final de março estão programadas mais quatro viagens.

As pás dos cata-ventos farão parte das torres eólicas que estão sendo construída no município Guamaré, onde ficará um dos maiores parques eólicos do Rio Grande do Norte. Ao todo são dezoito pares e nesta primeira etapa estão sendo transportadas apenas quatro pás, cada uma medindo 45 metros. São quatro carretas que atravessam a cidade conduzidas com apoio dos agentes de trânsito da Semob comandados pelo inspetor Carlos Eugênio.

São dezoitos cata-ventos eólicos.
A energia eólica é uma das grandes promessas em termos de fontes alternativas de energia. Gerar eletricidade a partir do vento não polui, não depende da extração de petróleo e não inunda grandes extensões de terra.