A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), convoca o imediato retorno dos professores da rede municipal de ensino às suas atividades normais, sob pena de ser instaurado processo administrativo disciplinar, o qual poderá culminar com a sanção de demissão. A partir deste momento serão descontados os dias paralisados, sem restituição, daqueles servidores que se encontrarem em greve. O aviso de convocação foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (18).

Após a recusa da categoria em aceitar o reajuste salarial de 11,07% proposto pela Prefeitura, a greve foi declarada ilegal e abusiva através de decisão judicial. É importante reforçar o investimento da Prefeitura de Natal na educação. Em apenas 2 anos, o salário dos professores aumentou 22%.  Se aceitar a proposta atual salarial, a categoria terá melhoria de 33% nos salários. A Prefeitura investiu, em 2 anos, mais de R$ 30 milhões em obras, reformas e equipamentos; construiu 36 Centros Infantis de Educação; criou o Plano de Cargos; convocou 400 professores aprovados em concurso.