O Departamento das Mulheres, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), realizou na última semana uma palestra voltada para a prevenção da violência contra a mulher. O evento, foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS – Projovem do Conjunto Panatis, Zona Norte da cidade, e contou com a presença de mães e adolescentes da comunidade.

Segundo Nacaly Maia, coordenadora da Casa Abrigo Clara Camarão, o conteúdo apresentado discute a questão da violação dos direitos da mulher, assim como apresenta a sociedade os serviços de assistência oferecidos pela prefeitura a esse tipo de situação. “O objetivo do encontro é levar informação, conhecimento para as mulheres. Muitas ainda acreditam que o marido ou companheiro tem direito de fazer o que bem entender com elas, por isso a importância de ressaltar sempre que a violência doméstica, e qualquer outro tipo de abuso contra a mulher, se caracteriza como crime, de acordo com a Lei Maria da Penha”, explica Nacaly.

A coordenadora também acrescenta que parte das mulheres que assistiram a palestra se mostraram familiarizadas com o tema e compreenderam com facilidade o que era passado. “Foi possível notar que a consciência sobre os direitos da mulher está presente para essas mulheres que estavam conosco, salvo algumas dúvidas básicas, mas mesmo assim é importante reforçar esses assuntos por ser algo que ainda infelizmente atinge a sociedade em todas as camadas e deve ser erradicado” reforça a coordenadora.

A palestra faz parte da programação que a prefeitura está realizando no mês de março para a comemoração do mês da mulher.