Os jovens beneficiados pelo programa ProJovem Adolescente, desenvolvido pela Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), estão aprendendo uma nova atividade empreendedora, por meio de parceria da secretaria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN). Os adolescentes estão participando de cursos profissionalizantes voltados para a Copa de 2014, dentre eles o de confecção de vassouras produzidas com garrafas pet.


O curso, ministrado por consultores do Sebrae, está sendo realizado no núcleo do ProJovem de Mãe Luiza, e contemplam também os jovens de Brasília Teimosa. As ações envolvem cerca de 30 jovens que já estão produzindo as vassouras. “A garrafa pet tornou-se um dos pesadelos dos ambientalistas, mas há várias formas de reciclá-la, dentre elas produzir vassouras. Queremos que os adolescentes produzam e vendam as vassouras, desenvolvendo também o espírito empreendedor”, declara a coordenadora geral do ProJovem, Selma Estevam.


De acordo com a gestora do Projeto do Sebrae, Tatiana Campos, essa é mais uma forma de inclusão social através de ações empreendedoras.“Ensinamos a cultura do empreender. Nas capacitações focamos em motivação pessoal, gestão, como montar empresas, como transformar a ideia em produto, dentre outras lições. A fábrica de vassouras ficará no ProJovem e o Sebrae irá assessorá-los até dezembro, podendo ser postergada até a copa”, explica a gestora.


Os adolescentes têm meta de produção por mês.“A meta é produzir a quantidade mínima de 200 vassouras por mês, trabalhando três horas por dia. Após esse primeiro mês de produção, iremos perceber quais são os jovens que desenvolveram maior habilidade para atuar na área de vendas para que possam comercializá-las em mercadinhos de bairros. A nossa expectativa é que cada vassoura custe em média R$ 5,00”, afirma Tatiana Campos.


Para que haja a produção de vassouras é necessária a captação de garrafas Pet.“Temos alguns jovens que ficam responsáveis pela busca desse material. Mas, pedimos a todos que façam doações de garrafas. O telefone para contato é o 8864-2939”, informa a coordenadora do ProJovem de Mãe Luiza, Dulcimar Marília da Silva. Além das vassouras, os jovens também desenvolvem peças artesanais produzidas com os resíduos das garrafas, como enfeites natalinos, abajur, e decoração de parede.


Sobre o projeto


Na primeira fase, realizada ao longo de 2010, os jovens participaram de cursos de empreendedorismo e ética promovidos pelo Sebrae/RN, focados na capacitação para a Copa de 2014.“O projeto Responsabilidade Social e Negócios, parceria entre Semtas e Sebrae, tem como objetivo desenvolver uma cultura empreendedora e gerar negócios que beneficiem jovens em situação de risco e portadores de deficiência física”, afirma Selma Estevam.


O Sebrae/RN é responsável pela execução das oficinas e atividades de qualificação, que atendem 150 pessoas de diversos bairros periféricos de Natal. Já a Semtas, investe na infra-estrutura e na articulação para a participação dos jovens que estão sendo beneficiados pelo Projeto. “O projeto gera oportunidade a jovens de 15 a 18 anos em situação de vulnerabilidade ao tráfico, consumo de drogas e à prostituição. As ações também são voltadas para a capacitação profissional de portadores de deficiência que, por fatores econômicos e sociais, têm dificuldades de inserção no mercado de trabalho”, afirma a coordenadora.


Em Natal, o projeto atende oito núcleos do programa ProJovem Adolescente nos bairros Guarapes, Felipe Camarão, Mãe Luiza, Brasília Teimosa, Quintas, Planalto, Pajuçara e Comunidade da África.“Estamos avançando em nossa parceria com o Sebrae. Realizamos oficina de capacitação técnica no núcleo das Quintas e, os jovens já construíram produtos com aplicação em serigrafia. Outra ação que tivemos foi a oficina de papel machê em Felipe Camarão”, afirma Selma.


A cultura empreendedora que foi gerada entre os jovens está facilitando a geração de renda através da venda dos produtos. Os produtos do núcleo das Quintas, por exemplo, já estão em um ponto de venda no município de São Miguel do Gostoso (RN), em uma loja da pousada Casa de Taipa. “Esta semana estamos com uma consultoria junto a esse grupo para orientar sobre a gestão administrativa e financeira, sensibilizando para a importância do comprometimento em todo o processo e orientando para vendas”, afirma a coordenadora.