O Departamento de Qualificação Profissional (DQP) da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) iniciou nesta terça-feira (29) curso de capacitação em “Redes Sociais” voltado para os coordenadores e monitores dos Telecentros Comunitários. O curso, que seguirá até a sexta-feira (1°), das 13h30 às 17h, na sede do Telecentro da Ribeira (Funcarte), irá capacitar os profissionais das sete unidades de Telecentros de Natal (Lagoa Seca, Neópolis, Cidade Nova, Guarapes, Panatis, Ribeira e Mãe Luiza). O ministrante é César Martinho, professor dos Centros Públicos de Emprego Trabalho e Renda, também desenvolvido pela Semtas.

As "Redes Sociais" fazem parte de discussões no mundo inteiro, e em Natal não poderia ser diferente. As redes sociais contribuem na interação e agilidade de informações, afinal, tudo o que é feito online é visto imediatamente por milhares de pessoas através de redes como o Orkut, Twitter, Facebook, Linkedin, dentre outras.

Outro fator significativo é que as redes sociais aproximam candidatos das empresas e dos consultores de Recursos Humanos. “As Redes Sociais se tornaram uma ferramenta importante no marketing profissional. Por isso, estamos capacitando a nossa equipe para que eles possam inserir os usuários dos Telecentros em páginas online, para que tenham maior facilidade na conquista de empregos”, declara Jaqueline Ramalho Maia, coordenadora geral dos Telecentros em Natal.

Mas a coordenadora ressalta a responsabilidade no uso dessas Redes Sociais. “A equipe do Telecentro estará apta a repassar valores que devem ser primados pelos usuários, como a ética, veracidade das informações, e que utilizem essa ferramenta de forma inteligente em prol do crescimento pessoal e profissional”, destaca a coordenadora.

As Redes Sociais são usadas como uma ferramenta de avaliação para empregos, e com uma frequência muito maior do que os candidatos imaginam. É onde ele se expõe de maneira mais sincera. “Por isso, orientamos ao profissional para que ele seja o mais discreto possível e coerente nas comunidades e nos espaços de bate-papo. As mídias sociais acabam se transformando em um reflexo do que você pensa e faz”, finaliza Jaqueline Ramalho Maia.