Dando continuidade à gestão integrada da Prefeitura do Natal, a Secretaria Municipal da Juventude, do Esporte, do Lazer e da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 (Sejel), recebeu na manhã desta sexta-feira (01/04), representantes de 22 federações esportivas do Rio Grande do Norte para uma assembleia visando discutir melhorias, projetos e ações para fomentar o esporte no estado. Um dos pontos principais diz respeito à acomodação das sedes das federações nas dependências do ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, onde ficará localizada a própria Sejel.

O titular da Sejel, Rodrigo Cintra, destacou a importância da administração indireta num dos ginásios mais modernos do Brasil. “Temos mais de 40 salas no Nélio Dias, bem equipadas e prontas para receber as federações. Estamos preparando os termos de permissão e concessão de uso do espaço pelas federações. Trata-se de um dos ginásios mais modernos que eu já vi no Brasil, que precisa ser preservado e receber eventos permanentes”, disse.

O prazo de transferência das sedes para o Nélio Dias está previsto de 45 a 60 dias, de acordo com o cronograma de demolição do complexo Machadão e Machadinho, onde estão sediadas, atualmente, grande parte das federações. Rodrigo Cintra informou que estará solicitando policiamento para garantir a segurança dos equipamentos que serão transferidos, e afirmou que pelo menos três salas, no Nélio Dias, serão destinadas à Guarda Municipal de Natal, permitindo a proteção permanente do local, com a finalidade de evitar roubos e arrombamentos.

De acordo com Rodrigo Cintra, este é o momento certo para a promoção de uma “virada esportiva” em Natal e para a criação de um calendário permanente e contínuo de eventos esportivos. “Além dos mega-eventos, temos que promover eventos menores, constantemente, para que a população da Zona Norte, e da cidade de Natal como um todo, possa usufruir do espaço e tê-lo como uma opção de lazer”, concluiu.

O presidente da Associação das Federações do Esporte Amador do RN, Clóvis Gomes, aprovou a iniciativa e demonstrou otimismo quanto ao futuro do desporto potiguar. “Nem todas as federações deverão se transferir para a Zona Norte, como a de Atletismo e a de Natação, que têm suas sedes estabelecidas e bem estruturadas. Mas, com o início das obras do estádio da Copa, a grande maioria irá se mudar para o Nélio Dias, que oferece uma estrutura muito boa, e ainda teremos a oportunidade de desenvolver o esporte amador na região”, afirmou Clóvis.

Participaram da assembleia representantes das federações de Atletismo, Futebol, Futsal, Basquetebol, Voleibol, Beach Soccer, Caratê, Artes Marciais, Golfe, Futebol de Mesa, Futebol Society, Taekwondo, Aquática, Ciclismo, Luta Greco-Romano, Badminton, Futsal Feminino, Ginástica, Handebol, Desporto Escolar, Musculação e Judô. Rodrigo Cintra propôs a realização de mais uma assembléia com as federações, provavelmente na próxima semana, para levantar sugestão de novas ideias e a votação de projetos a serem realizados.