O Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Droga (DPAD) da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), promoveu na última semana, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), oficina com as famílias dos beneficiados pelo Projeto Vira Vida, que atende adolescentes e jovens com idades entre 16 e 24 anos, em situação de vulnerabilidade e risco, especificamente relacionado a exploração sexual.

A oficina, que reuniu mais de 30 pessoas, foi realizada com a finalidade de explicar e discutir com os pais dos jovens atendidos pelo projeto o conceito de drogadição, os fatores que levam ao consumo das drogas e também sobre o fortalecimento na família da capacidade de diálogo e de orientação ao adolescente. “Ressaltamos a importância da família na prevenção às drogas, realizamos oficinas, reflexões e palestras com as temáticas 'Educar' e 'Prevenção às drogas'”, declara Edineusa Paiva, diretora do DPAD.

O ViraVida é um projeto importante para a transformação social e de inclusão dos nossos jovens e de suas famílias, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (SESI). “É de total interesse da Prefeitura do Natal apoiar esse trabalho, colocando à disposição a equipe da Semtas para fazer a inserção das famílias nos programas sociais, como o de prevenção às drogas”, destaca a diretora do DPAD.

Os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS) realizam mensalmente palestras para as famílias do projeto Vira Vida, e nesse mês, especialmente, foi realizado pelo DPAD focando o tema dos cuidados em relação às drogas.

Saiba mais sobre o Projeto Vira Vida
O ViraVida é um projeto importante para a transformação social e de inclusão dos jovens e de suas famílias. Lançado em 2008 pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em parceira com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), o ViraVida tem o objetivo de resgatar jovens em situação de exploração sexual por meio da oferta de educação básica e profissionalizante. Desde 2009, o ViraVida passou a integrar os serviços socioassistenciais oferecidos pelas Semtas, como o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

“O trabalho que a Semtas vem desenvolvendo nos CREAS E CRAS já tem reconhecimento nacional. Isso quer dizer que estamos oferecendo o que temos de melhor em serviços para o público que realmente precisa e tem o perfil do Projeto”, destaca a diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE), Verônica Dantas.
A ideia inicial do Vira Vida foi desenvolvida a partir de pesquisa nacional que aponta mais de 900 municípios brasileiros atingidos por redes de exploração e tráfico de pessoas. A pesquisa mostrou também que a pobreza é um dos fatores que agravam o problema. Por isso, há uma ênfase na intermediação da contratação pelas empresas dos jovens que participarão dos cursos de qualificação profissional.

Os participantes do projeto são contemplados com uma bolsa, vale-transporte, fardamento, lanche e material escolar. Também é feito acompanhamento psicossocial com as famílias dos beneficiados, por meio do Projeto de Apoio às Famílias. O ViraVida promove atendimento psicológico, capacitação profissional e inserção no mundo do trabalho, gerando assim oportunidade efetiva de mudança na vida de jovens entre 16 e 21 anos.