Nesta época do ano as comunidades se mobilizam e organizam eventos para comemorar os festejos juninos homenageando os três santos mais queridos do Nordeste: Santo Antônio, São João e o São Pedro. Para tanto, os organizadores e líderes comunitários precisam obedecer algumas normas administrativas e de regulamentação para a realização de eventos nas vias públicas.

Segundo o Departamento de Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) é necessário que os promotores dos festejos juninos preencham um requerimento solicitando a interdição da via, especificando trecho, dia, horário de início e término do evento. Também deve constar o nome do interessado e o responsável pela atividade, além de seu telefone para contato. Todos os requerimentos são protocolados no Departamento de Fiscalização de Trânsito da STTU, que fica na Av. Rio Branco, 411 – Cidade Alta (Centro).

O requerimento deve ser encaminhado à STTU com antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis ao festejo. A solicitação será protocolada, analisada e, em caso de aprovação, será emitida autorização específica, que deverá ser retirada no mesmo endereço descrito acima, antes da realização da festa, garantindo assim o seu cumprimento.

A STTU informa ainda que não será permitida a intervenção para realização de eventos em vias públicas onde trafegam transportes coletivos (corredores de ônibus).