A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Saúde Mental, promove nesta quinta-feira (14), às 14 horas, no Auditório da SMS, no Novotel Ladeira do Sol, a Oficina “Manejo da Clínica e Atenção aos Usuários dos Centros de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas – CAPS ad”. O evento reunirá cerca de 150 profissionais da área de saúde mental para discutir temas como regras nos tratamentos dos CAPS ad, altas administrativas e possibilidades e manejo da clínica aos usuários de crack.


“O encontro faz parte do conjunto de ações de enfrentamento ao crack e tem como objetivo qualificar as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS e todos os profissionais com essas demandas”, destaca a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Cristina Leite.


A oficina será ministrada pelo psiquiatra Edmar Oliveira, que é escritor e consultor do Ministério da Saúde. Edmar é autor de dois livros. O primeiro, “Ouvindo Vozes”, foi no qual o ator Stênio Garcia se inspirou para interpretar o personagem Dr. Castanha, na novela Caminho das Índias, da TV Globo.


O segundo, intitulado Von Meduna e a Filha do Sol do Equador, será lançado em Natal, nesta sexta-feira (15), às 19h, na livraria Siciliano do shopping Midway Mall. O livro apresenta um painel de histórias da psiquiatria piauiense e da Reforma Psiquiátrica que se instala em Teresina, detalhando a implantação de um modelo comunitário de assistência que se propõe substituir a internação psiquiátrica.