As chuvas que começaram a cair com maior intensidade sobre a capital potiguar nesta terça-feira deixaram as equipes da Defesa Civil de Natal, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), em alerta para o atendimento aos chamados de emergência. Embora tenha sido registrados pontos de alagamento em todas as zonas da cidade, as ocorrências de maior gravidade registradas pela equipes da Defesa Civil foram nos bairros de Mãe Luiza e Lagoa Nova, onde houve desabamento de duas residências.

O caso mais grave foi registrado em Mãe Luiza. Uma residência localizada na Rua Italaia, número 718, desabou e foi necessária a intervenção do Corpo de Bombeiros e de uma equipe da Defesa Civil para fazer o isolamento da área e garantir a segurança da população. Em Lagoa Nova, na Rua São Pedro número 460, uma residência com sinais de abandono também teve uma parte de sua estrutura danificada, mas não havia pessoas no local, segundo o técnico da Defesa civil Irimar Matos.

Durante toda a noite equipes das Defesa Civil estarão realizando rondas nas quatro regiões da cidade para identificar pontos de risco e atender chamados de ocorrências relacionadas às chuvas. O diretor da Defesa Civil, coronel Marcos Pinheiro, informa que o telefone do órgão (199) está passando por manutenção e que as ocorrências devem ser feitas através do 193, do Corpo de Bombeiros.

Lagoas de captação
Outra preocupação da Defesa Civil são as lagoas de captação de água pluviais, que estão sendo monitoradas para evitar trasbordamentopor causa da intensidade das chuvas e do hábito da pessoas jogarem lixo nesses locais. Porém, segundo o coronel Marcos Pinheiro, ainda não foi registrado nenhum problema em lagoas de captação