Pesquisa divulgada na terça-feira (12) pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), da Prefeitura Municipal do Natal, divulgou sobre o preço de pescado para a Semana Santa, constatou aumento médio de 15,3%, em relação ao mesmo período do ano passado. Nos supermercados e hipermercados o aumento foi menor (média de 6,27%) do que no Mercado do Peixe, do Canto do Mangue (média de 22,7%).

A pesquisa foi realizada nos dias 06 e 07/abril de 2011 (quarta e quinta-feira) com o objetivo de orientar os consumidores em suas compras neste período e também para informar ao consumidor sobre eventuais diferenças de preços.

O Procon Natal pesquisou doze tipos de peixes em dez (10) supermercados e hipermercados, seis (06) boxes do Mercado do Peixe, no Canto do Mangue – Rocas, e uma peixaria em Lagoa Seca. Os pescados pesquisados foram: arabaiana, atum, cavala, cioba, cavalinha, castanha, corvina, dentão, dourado, filé de merluza, serra e tainha. Também foram pesquisados os preços do bacalhau.

Comparando os preços da pesquisa atual com os da pesquisa da semana anterior, o Procon Natal constatou um aumento médio de 5,39%, sendo que nos supermercados/hipermercados houve redução média de 3,89%, enquanto que no Mercado do Peixe os preços estão cerca de 15% mais altos do que os constatados na primeira pesquisa divulgada na semana passada.

Diferença de preços chegam a 80%

As diferenças de preços entre os estabelecimentos é grande, chegando a mais de 80%, como é o caso da corvina que custa R$ 11,99 em um supermercado, e R$ 6,58 em um hipermercado (diferença de 82%). A arabaiana em posta pode custar R$ 18,00 no Canto do Mangue (Mercado do Peixe), e R$ 32,49 nos hipermercados (diferença de 80%).

Veja tabela