As ações preventivas e sistemáticas, realizadas pela Prefeitura de Natal, por meio da Defesa Civil Municipal, Semtas, Semdes, Semob, Semopi, Serig e Urbana diminuíram as ocorrências nos dias de chuva forte. Neste final de semana (16 e 17), por exemplo, apesar das fortes chuvas que caíram na cidade, não foram registradas ocorrências com desabamentos ou famílias desalojadas.

“Fizemos rondas por toda a cidade, nos locais mais vulneráveis e não registramos nenhuma ocorrência. Tudo está dentro da normalidade. Mas, vamos continuar fazendo o monitoramento dessas áreas”, garantiu o secretário municipal de Defesa Social, Carlos Paiva, que coordena a ação em conjunto com a Defesa Civil Municipal.

A última operação preventiva realizada pela prefeitura do Natal foi feita na quarta-feira (13), quando seis famílias foram retiradas da comunidade do Jacó, localizada no bairro das Rocas, Zona Leste da capital. As famílias moravam em uma área de encosta do bairro e representava risco de acidentes. Todas foram abrigadas em residências de familiares e as que não residiam em casas próprias, alugaram outros imóveis.

Desde janeiro a Emparn já registrou mais de 700 milímetros de chuvas em Natal. As ocorrências devem ser comunicadas à Defesa Civil, por meio do telefone 199.