A campanha de vacinação contra a Gripe começou esta semana em todo o país. Em Natal, as AMEs também aderiram e vão oferecer a vacina ao grupo de pessoas indicado pelo Ministério da Saúde até o dia 13 de maio, data prevista para o término da campanha.

Na unidade de Brasília Teimosa a dose é aplicada em um posto próprio, para agilizar o atendimento e atingir mais usuários. [WINDOWS-1252?]“Achei ótimo! Cheguei aqui e já vou tomar a vacina, como faço todos os anos. Vim porque é importante para nossa saúde e nunca é demais ter precaução não [WINDOWS-1252?]é?”. As palavras são da aposentada Genilda de Souza, que esbanja saúde aos 81 anos de idade.

Este ano, o grupo de pessoas que pode tomar a vacina foi ampliado. Além dos idosos com mais de 60 anos e indígenas, entraram na lista: mulheres grávidas, funcionários do setor de saúde, e crianças de 6 meses a dois anos de idade. Nestes grupos as complicações da gripe são mais freqüentes. A vacina é uma combinação de três vírus e protege inclusive contra o H1N1, da Gripe A. Os médicos recomendam que crianças tomem meia dose de casa vez, sendo que a segunda deve ser exatamente 30 dias depois da primeira.

No Rio Grande do Norte, a meta é imunizar 466.690 pessoas e para isso, mais de 510.090 doses da vacina foram disponibilizadas aos órgãos de saúde. No dia 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida das pessoas aos mais de 65 mil postos de vacinação, presentes em todas as cidades do Brasil.

As unidades da AME de Nova Natal e Planalto também estão aplicando a vacina durante o horário de funcionamento das unidades, das 08 às 17 horas.


SERVIÇO

Quem será vacinado
Toda a população de 60 anos ou mais, toda a população indígena (acima de 6 meses de vida), crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e profissionais de saúde.


Contraindicações

Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e aids, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.


Postos de vacinação