O Grupo de Trabalho da Dengue (GT Dengue), formado por representantes da Prefeitura Municipal do Natal e do Instituto de Tecnologia, Capacitação, Integração Social (ITCI), contratado pelo executivo municipal, dentro do Programa Natal Contra a Dengue, reuniu-se na noite desta quarta-feira (27), desenvolvendo e planejando ações para os próximos dias em relação ao combate à doença na cidade.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), Cristiana Souto, as reuniões do GT da Dengue ocorrem semanalmente. “Estamos constantemente avaliando os procedimentos para combater o avanço da doença na cidade”, disse Cristiana Souto.

Entre os encaminhamentos que foram tirados da reunião, na próxima segunda-feira (2/05), 150 novos agentes de endemias contratados por um período de três meses pelo ITCI entram no combate à dengue nas ruas, além de 10 que ficarão na reserva. “Eles já estão em treinamento e nesta quinta-feira (28), serão capacitados para utilização do larvicida”, informou a diretora Cristiana Souto.

Estes novos agentes somam-se aos outros 320 agentes de endemias que são da própria SMS e já atuam em campo, num total de 470 profissionais atuando no combate à dengue em Natal. Dos novos agentes, 132 atuarão nas ruas e os outros 18 no Disque Dengue, que tem um novo número específico para este período, o 0800 604 4007. “Estamos com equipes distribuídas nos cinco distritos sanitários da cidade e também realizaremos nos próximos dias atividades educativas em escolas públicas municipais, estaduais e privadas”, informou Cristiana Souto.

Pediatra
Cristiana Souto disse ainda que no Centro de Hidratação, criado para dar suporte às unidades no atendimento aos pacientes diagnosticados com dengue na capital e que funciona. na Policlínica da Cidade da Esperança 24h por dia, um pediatra atende diariamente das 7h às 19h, além de dois infectologistas e três clínicos gerais.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS disse ainda que desde o último dia 18 deste mês, quando entrou em funcionamento o Centro de Hidratação, já foram realizados 460 atendimentos, numa média crescente dia após dia, que se iniciou com 8 no primeiro dia, até chegar a 105 na terça-feira (26).

Segundo Cristiana Souto, esta quantidade de pacientes já era esperada, devido ao aumento do número de casos da doença registrados na capital potiguar. Só em relação à dengue clássica, ocorreu um aumento de 611,57% entre 2010 e 2011, se comparados os dois anos no período de janeiro ao último dia 16 de abril.

Casos
Ainda com relação à dengue clássica, foram confirmados 363 casos em 2010 e 2.583 este ano. No caso da dengue hemorrágica, no ano passado foram notificados 21 casos, confirmados 4, com dois óbitos, sendo um positivo para a doença. Em 2011, foram 181 casos notificados, 38 confirmados e um óbito suspeito até agora.

Já a técnica do departamento de assistência laboratorial da SMS, Magda Fabiana Dantas Costa, informou que em sete dias de operação do projeto Natal Contra a Dengue, de 19 a 25 deste mês, foram realizadas 245 coletas laboratoriais, sendo 127 através do NS1 (exame de sangue que detecta de forma mais rápida a ocorrência da dengue) e destes, 64 deram positivo para doença, num percentual de cerca de 50% do total de NS1 efetuados.

Fiscalização
Ainda com relação ao combate da doença na cidade, foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (27), a Lei nº 6.232 , de 26 de abril de 2011, que dispõe sobre a ação fiscalizatória do município de Natal quanto à prevenção e o combate às endemias, determinando medidas necessárias para o devido controle de doenças como a dengue. São medidas como o ingresso forçado em imóveis particulares nos casos de recusa ou de ausência de alguém que possa abrir a porta para o agente sanitário quando isso se mostrar fundamental para a contenção da doença ou dos agravos, além da inviabilização, apreensão e destinação de materiais que possam se constituir em potenciais criadouros de vetores como o mosquito Aedes Aegypt.

A lei também determina a obrigatoriedade das imobiliárias permitirem acesso aos agentes sanitários para vistorias nos imóveis sob sua responsabilidade e a obrigatoriedade da manutenção de terrenos particulares limpos. Os proprietários, locatários, possuidores ou responsáveis são obrigados a permitir o ingresso em seus respectivos imóveis, das autoridades sanitárias competentes, para a realização de inspeção, verificação, orientação, informação, aplicação de inseticida ou qualquer outra medida específica de combate às endemias.

A lei especifica que a recusa no atendimento das determinações sanitárias estabelecidas pela SMS constitui em infração sanitária, punível, de acordo com a legislação vigente, sem prejuízo da possibilidade da execução forçada da(s) determinação(ões), bem como as demais sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis.