O Centro de Controle de Zoonoses realiza nesta quinta-feira(19), a partir das 7h, a apresentação de uma peça teatral para os servidores sobre atitudes preventivas de combate à dengue no ambiente de trabalho e nas residências de cada um.

Em seguida será feito um mutirão de limpeza nas dependências internas e externas para a remoção de objetos e utensílios que representem potenciais focos de proliferação do Aedes Aegypti. “A idéia é reforçar a obrigação do dever de casa, antes de iniciar a semana de mobilização contra a Dengue, que será realizada de 23 a 27, em toda Natal e Região Metropolitana”, destacou o secretário Levi Jales.

Essa capacitação também faz parte da estratégia da Prefeitura do Natal de manter um Programa Permanente de Controle da Dengue. Na última terça-feira (17), representantes das secretarias municipais participaram de um treinamento no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), onde foram discutidas ações de combate à dengue nas sedes do executivo municipal.

Durante a capacitação, ministrada pelo coordenador do Programa de Educação e Comunicação em Saúde, João Pedro Neto, e pelo coordenador Municipal de do Programa Dengue, Alessandre Medeiros, os servidores assistiram vídeos, elaborados pela Fiocruz, com os temas: o funcionamento do Programa Municipal do Controle da Dengue; comparativo 2008 – 2009 sobre índices de infestação predial; tipos de criadouros; as fases do mosquito Aedes aegypti; sintomas da doença; processo educativo como componente essencial para o controle da Dengue e quais estratégias que cada secretaria adotará.

Além disso, a prefeitura realizará uma capacitação específica para médicos, enfermeiros e demais profissionais das unidades de saúde, para melhorar e agilizar o diagnóstico e o tratamento da doença.