A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) reinicia nesta quarta-feira (18) o treinamento de tiro prático defensivo para mais 150 agentes da Guarda Municipal do Natal (GMN). A capacitação é necessária para a regularização do porte de arma de fogo da corporação. Na programação fornecida pelo subcomando de Instrução e Material da GMN o contingente foi dividido em três turmas distintas com 50 agentes em cada uma, sendo efetivado o aperfeiçoamento da primeira nos dias 18 e 20/05, da segunda dias 25 e 27/05 e da terceira dias 01 e 03/06. As instruções serão conduzidas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (CFAP-PM), na zona Norte da capital.

Cada guarda municipal vai efetuar 80 disparos com revólver calibre 38. As instruções envolvem disparos com alvo parado e em movimento. Para esse último, os instrutores utilizam de ambiente cenográfico imitando edificações com ruas e vielas, onde os guardas devem atingir apenas os infratores especificados durante o trajeto. Com estas três turmas serão empregadas mais 12 mil munições de um total de 45 mil a ser usada para formação de toda a corporação.

De acordo com o comandante da GMN, Edivan Bezerra Costa, a capacitação vai acontecer em dois turnos (matutino e vespertino) o que requer que os agentes escalados optem pelo que melhor se adequar. “Os guardas convocados deverão procurar o subcomando de Instrução e Material a fim de realizarem sua opção, pois, uma vez preenchidas as vagas os demais agentes estarão automaticamente escalados naquele turno em que houver disponibilidade”, alertou.

O subcomandante de Instrução e Material da GMN, Ariberto Araújo, informou que os participantes do adestramento serão dispensados dos seus postos de serviço durante o horário do treinamento e os que estiverem escalados no período noturno, na noite anterior ao do dia de exercício, também estarão liberados. “É importante avisar que a ausência injustificada dará ensejo a aplicação da penalidade disciplinar de advertência, além de tornar o guarda impedido de utilizar o armamento”, concluiu.

A relação com as datas e nomes dos guardas municipais escalados para participar da capacitação pode ser acessada no link INSTRUÇÃO GMN. Mais informações no setor de Instrução e Material da Guarda Municipal no telefone: (84) 8804-8589 (84) 8866-5482.

Curso

Os 150 guardas municipais escalados para realização do treinamento de tiro prático já passaram pelo Curso de Aperfeiçoamento de Guardas Municipais ministrado pela Polícia Militar do RN. O objetivo é regularizar o porte de arma de fogo institucional da Guarda Municipal do Natal. A qualificação tem uma carga horária de 100 horas e aborda uma grade curricular composta por instruções teórica e prática, versando sobre as temáticas de Legislação Penal, Processual e Especial; Uso Progressivo da Força; Emprego de Armamento Letal e Não Letal; Tiro Prático Defensivo, Defesa Pessoal e Estatuto da GMN.